Dissertação conquista 2º lugar em concurso nacional de software

221_dissertacao-2o-lugar
Edgy Paiva: “Não adianta fazer
pesquisa sem aplicá-la”.

O aluno do mestrado em Informática Aplicada Edgy Eduardo Enéas de Arruda Paiva conquistou o 2º lugar no Concurso de Teses e Dissertações promovido pelo XI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. O trabalho, intitulado “Uma abordagem de apoio à avaliação e melhoria da produtividade de desenvolvedores de software”, concorreu com outros 20 na categoria mestrado e foi orientado pelo professor Adriano Bessa Albuquerque.

Edgy graduou-se em 1991 também na Unifor no então curso de Informática (hoje Ciência da Computação) e conta que teve uma ótima impressão ao voltar aos estudos com quase 20 anos de formado. “O mestrado requer muita dedicação. Apesar de ser algo desafiador, dá para conciliar com a vida profissional e pessoal. A estrutura da Unifor me impressionou bastante, ela cresceu muito nestes anos. O curso é composto por professores de gabarito e há um grande incentivo para publicação de artigos e projetos de pesquisa. Nunca deixei de estudar, mas estudar formalmente agregou. O professor Adriano disse que deveria submeter a dissertação ao simpósio, e tirei 2º lugar. A surpresa melhor foi a aplicação prática da dissertação na minha empresa. Ela contribuiu com a produtividade do serviço em alguns projetos. Juntei a necessidade de negócios com a necessidade acadêmica. Não adianta fazer pesquisa se você não a aplica”, avalia.

Desde 1996, Edgy é empresário do ramo de tecnologia da informação. Sua empresa, atualmente, fatura cerca de R$ 20 milhões ao ano e possui 280 colaboradores, entre eles vários estagiários e ex-alunos da Unifor.