Banner

Em busca da qualificação profissional: sempre

Uma pós-graduação, lato ou stricto sensu, oferece o aperfeiçoamento de competências e a busca por novos saberes.

 

O mundo corporativo exige que os profissionais estejam sempre atualizados e aperfeiçoando suas competências continuamente. Cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) são tidos como boa opção para quem não quer parar de crescer profissionalmente.

 

“A pós-graduação de uma forma geral fortalece e aprofunda o conhecimento em uma área de trabalho. A lato sensu é o aprimoramento profissional voltado para o mercado de trabalho. E a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) traz amadurecimento e qualificação profissional para a academia, dá capacidade e legitimidade para transmitir o conhecimento. Nas duas formas de educação continuada o profissional, com o conhecimento, muda para melhor o seu ambiente de trabalho e a vida de outras pessoas. Busque a continuidade dos estudos sempre. Ela é necessária para a consolidação da carreira em todas as áreas do saber”, convida a vice-reitora de pós-graduação e pesquisa, professora Lilia Sales.

 

220-05-qualificacao-profissional-interna-3
Victor Falcão Bezerra é
formado em Administração
e está fazendo MBA em
Gestão Empresarial na Unifor

LATO SENSU

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos de MBA. A expressão em latim significa “em sentido amplo”, e por isso os candidatos a esse curso podem vir de diversas áreas. Um curso lato sensu também é uma oportunidade para pessoas que querem se aprofundar em uma área próxima à da sua formação. É o caso de Victor Falcão Bezerra, formado em Administração, que está fazendo MBA em Gestão Empresarial na Unifor.

 

“O MBA veio com a necessidade de dar esse passo a mais de qualificação profissional. E o motivo da minha escolha em fazer o curso aqui foi por já conhecer a excelência de ensino da Unifor. Estou trabalhando e vendo na prática muitos dos assuntos discutidos no curso porque acho que um MBA é também a exposição e o compartilhamento de experiências”.

 

220-05-qualificacao-profissional-interna-2
Clara Rodrigues Nogueira,
aluna do MBA em Direito
e Processo Tributários
e formanda em Direito

Para a supervisora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unifor, Karla Carneiro Romero Correia, a pós-graduação lato sensu, além de oferecer uma especialização em determinada área do conhecimento, permite uma conexão com as práticas do mercado de trabalho. “A especialização representa o aprofundamento, a extensão dos conhecimentos adquiridos na graduação. No momento do processo seletivo, priorizamos candidatos especialistas em determinadas áreas de atuação, privilegiando a amplitude, diversificação e profundidade de seus conhecimentos teóricos e experiências práticas”, afirma.

 

A aluna Clara Rodrigues Nogueira é um bom exemplo do que foi comentado por Karla. Ela iniciou um MBA em Direito e Processo Tributários antes mesmo de se formar em Direito, o que acontece agora. “Processo Tributários é uma área pela qual me interesso muito. Estou fazendo a segunda disciplina do MBA e estou gostando bastante. A pós-graduação é muito importante e faz toda a diferença. É lá, por exemplo, que vamos ter a chance de aprofundar uma matéria que vimos na graduação”.

 

220-05-qualificacao-profissional-interna-4
Ricardo Pinheiro é
formado em Psicologia
e está fazendo mestrado
na área pela Unifor

STRICTO SENSU

A expressão em latim stricto sensu quer dizer “em sentido restrito”. As pós-graduações dessa categoria englobam programas de mestrado e doutorado. São cursos de maior profundidade e mais longos que os de especialização. Geralmente o mestrando ou doutorando já tem formação na área afim do curso e quer seguir a carreira acadêmica.

 

“Eu me formei em julho do ano passado e me inscrevi para o mestrado em agosto daquele ano. Já tinha interesse na área acadêmica e queria continuar os estudos. O mestrado é bem o que eu queria, e o que me atraiu foi a qualificação e o trabalho realizado pelo programa daqui. O nível da avaliação do curso da Unifor pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é alto, e isso conta muito também”, avalia Ricardo Pinheiro, mestrando em Psicologia.

 

 

 

 

 

 

220-05-qualificacao-profissional-interna-1

 

 

“Cheguei a Fortaleza há nove anos vinda de Cuiabá, Mato Grosso. Estava fazendo minha graduação em Administração há dois anos lá. Perguntei onde seria o melhor lugar para dar continuidade ao meu curso e me informaram que era na Unifor. Uma vez aluna, consegui estágio na Perdigão através da Divisão de Estágio e logo depois fui contratada. Fiquei sabendo do mestrado em Administração de Empresas e me inscrevi antes mesmo de terminar a graduação. Muitos professores do mestrado estão atuando no mercado de trabalho, e eles acabam levando você também para lá. Depois fui fazer o doutorado. Já fiz todas as disciplinas e agora estou na fase de escrever a tese. Com a bagagem acadêmica, me sinto mais capacitada para coordenar e atuar em diferentes projetos. Agora também estou colando grau em Ciências Contábeis com o intuito de lecionar na área. E vale ressaltar que o curso de Contábeis, assim como o de Direito, é excelente para quem busca fazer concurso”.

 

Oderlene Vieira de Oliveira
doutoranda em Administração de Empresas e formanda em Ciências Contábeis

 

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 220

 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados