Palavra da Reitora

220-02-palavra-da-reitora-internaA Universidade de Fortaleza não economiza esforços para cumprir com afinco a missão assumida perante a sociedade cearense, comprometendo-se em “contribuir para a realização de ideais e sonhos, formando profissionais de excelência, mantendo o compromisso com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural”.

Neste semestre, celebramos ótimos resultados obtidos pelos cursos de Medicina, de Audiovisual e Novas Mídias e de Comércio Exterior, todos avaliados com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Outrossim, estamos graduando a 1ª turma do curso de Medicina, um sonho antigo e agora concretizado com pleno êxito.

Nesse cenário, o momento da colação de grau é para nós muito significativo, pois representa uma renovação de ciclos, em que os alunos deixam a graduação e lançam-se no mercado profissional, assumindo novas responsabilidades e encarando muitos desafios. É uma fase que envolve satisfação e reflexão, regadas à segurança de que a Unifor foi e será um lugar especial que sempre fará parte das suas histórias de vida, um lugar onde o ciclos se renovam na pós-graduação lato e strito-sensu, nos cursos de educação continuada e nos programas de responsabilidade social.

O aluno Unifor não deve considerar-se “ex”, mas um sempre aluno Unifor. Aqui poderá reencontrar mestres, amigos e um ambiente preparado para recebê-lo a qualquer momento, favorecendo o aperfeiçoamento continuado e a convivência saudável com a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura.

Saint-Exupéry já dizia que “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Esperamos que vocês deixem aqui as suas marcas, e levem consigo as melhores recordações; que busquem o sucesso, a realização pessoal e profissional e, sobretudo, a responsabilidade em contribuir com um mundo melhor.

Fátima Veras
Reitora da Universidade de Fortaleza