Aluno é medalha de prata N/NE no circuito paraolímpico

219_Henrique-Gurgel
Henrique Gurgel: “A medalha serve
para motivar outras pessoas”.

O aluno do curso de Educação Física Henrique Gurgel foi medalha de prata na etapa N/NE do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa de Natação, Atletismo e Halterofilismo, que aconteceu em Natal entre 27 e 29 de abril. A medalha foi nos 150m medley (modalidade que contempla nado costa, peito e crawl). O paratleta se prepara agora para a disputa nacional do circuito, que ocorre em São Paulo, de 15 a 17 deste mês, e para o International German Swimming Championships, que acontece em Berlim de 28 junho a 1º de julho.

“A medalha é uma responsabilidade sem limites, serve para motivar outras pessoas. E o mundial em Berlim é uma competição classificatória para as Paraolimpíadas de Londres”, comemora.

Hoje com 29 anos, Henrique ficou paraplégico aos 23, em consequência de um assalto à mão armada em que recebeu tiros na cabeça e nas costas. Depois de dois anos do incidente, em 2007, ele passou a praticar natação na Unifor através de uma disciplina do curso de Educação Física que convida pessoas da comunidade com diferentes tipos de deficiência a participar de aulas de natação como forma de reabilitação.

“Estava fazendo cursos de qualificação profissional na Universidade na época e ouvi falar que aqui tinha um projeto de natação para pessoas com deficiência física [disciplina do curso de Educação Física]. Ele tem a importância de despertar a pessoa com deficiência para o mundo. É uma questão de se sentir igual a todos”, avalia sobre a importância da oportunidade em sua carreira. Henrique publicou em 2010 o livro Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará e se prepara para lançar seu segundo livro no próximo ano.