Medicina e Comércio Exterior também recebem nota máxima do MEC

Assim como o curso de Audiovisual e Novas Mídias, as graduações de Medicina e Comécio Exterior alcançam nota cinco, o maior valor da escala na avaliação do Ministério da Educação.

O curso de Medicina recebeu nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no seu primeiro reconhecimento pelo órgão do Ministério da Educação (MEC). E o curso de Comércio Exterior teve seu reconhecimento renovado também com nota máxima. Os dois pareceres foram dados pelo Inep no mês passado. Já o curso de Audiovisual teve reconhecimento máximo no mês de abril.

219_medicina

Alunos e professores do curso de Medicina (acima)
e do curso de Comércio Exterior (abaixo) comemoram
a avaliação com nota máxima concedida pelo MEC.

219_Comercio-exterior

MEDICINA

“A maior importância dessa avaliação é que ela é detalhada em seus diversos aspectos: currículo, corpo docente, discente, infraestrutura da Universidade, grau de integração do curso de Medicina com o sistema de saúde e o seu impacto sobre os serviços em que ele atua, melhorando a qualidade de assistência médica à nossa população”, afirma o diretor do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, Flávio Ibiapina.

“A nota reflete um trabalho que vem desde o planejamento do curso. A Universidade quando decidiu ter o curso fez um planejamento já baseado na sua experiência acumulada na área da saúde. A nota reflete o resultado do curso e do seu projeto pedagógico, baseado no perfil profissional que a sociedade quer e precisa. O projeto pedagógico é pautado nas diretrizes nacionais, com método de aprendizagem baseado em resolução de problemas, que desenvolve as competências dos alunos e os insere precocemente em atividades práticas. Esse é o diferencial do curso”, acrescenta a coordenadora do curso de Medicina, profa. Olívia Andréa Alencar Costa Bessa.

Segundo o MEC, apenas 12 cursos de Medicina no país, dos cerca de 180 existentes, receberam a nota cinco, valor máximo na escala da avaliação. O curso de Medicina da Unifor possui atualmente 720 alunos e vai formar sua primeira turma em julho deste ano.

O curso promove constante investimento para a formação dos profissionais. O bloco Didático no Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara, construído em 2010 para a implantação do internato, é um exemplo.

O bloco tem quase mil metros quadrados e dispõe de alojamento, biblioteca e salas de aula para discussão acadêmica e clínica, com capacidade para 240 alunos. Ainda neste semestre, a Unifor irá oferecer mais um espaço voltado para o internato e estágio médico, com a construção de um novo Bloco Didático, desta vez localizado no Hospital Gonzaguinha de Messejana. A nova estrutura vai possuir igualmente dois pavimentos com salas de aula, alojamento e biblioteca e capacidade para atender a 240 alunos.

COMÉRCIO EXTERIOR

O curso de Comércio Exterior foi reconhecido pela primeira vez em 2005, quando formou sua primeira turma. Atualmente possui 338 alunos. A Unifor possui o único bacharelado em Comércio Exterior reconhecido pelo MEC.

“É com muita alegria que recebemos a notícia. A avaliação é fruto dos esforços que estão sendo realizados. O curso tem como grande diferencial a capacidade dos nossos professores: 14 são doutores e a maioria possui vasta experiência no mercado de trabalho. Esse é o diferencial competitivo do nosso curso”, destaca a diretora do Centro de Ciências Administrativas, profa. Maria Clara Cavalcante Bugarim.

O coordenador do curso de Comércio Exterior, Francisco Alberto de Oliveira, também credita o bom resultado ao corpo docente. “Um diferencial apontado pelos avaliadores do MEC foi o fato de 90% dos nossos professores ter experiência fora do magistério, ou seja, eles atuam no mercado de trabalho do comércio exterior. Além disso, o curso possui 14 disciplinas lecionadas em inglês e possibilita ao aluno habilitar-se com dupla titulação estrangeira na França ou Alemanha e realizar intercâmbio em mais de 20 países”, diz.

O profissional de comércio exterior atua em empresas e organismos nacionais e internacionais, analisando e gerenciando processos de exportação e importação. A área de comércio exterior está em crescimento em todo o Brasil, motivada pelo novo momento econômico vivido pelas empresas brasileiras.