Servindo à sociedade de diferentes maneiras

Uma grande universidade serve à sociedade de variadas formas. Temos bons exemplos disso nesta edição.

A matéria de capa traz o Núcleo de Estudos Internacionais (NEI). Atrelado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, o Núcleo vem estimulando pesquisas de cunho internacional na Instituição há três anos. Esses estudos devem, em sua máxima, promover argumentação científica para mudanças no cenário da política internacional brasileira.

Pensar uma pesquisa que tenha impacto na política externa é um passo ambicioso, mas não impossível. Na matéria, trazemos exemplos de estudos vinculados ao NEI que já estão sendo realizados nesse sentido. “É preciso que mais alunos e professores pensem na possibilidade de desenvolver um estudo internacional”, convida o professor do curso de Direito e coordenador do Núcleo, professor Antônio Walber Muniz.

Internacionalmente ou não, a pesquisa acadêmica, de um modo geral, promove mudança na vida de quem a realiza e na vida de quem ela se propõe a estudar e/ou ajudar. Na reportagem sobre o projeto Mediação Escolar, coordenado pela vice-reitora Lilia Sales, isso fica bem retratado. O programa contempla alunos do ensino médio de escolas públicas e trabalha com eles o seu empoderamento. Ao se sentirem mais maduros e capazes, esses jovens estão conscientes de que podem e devem ser multiplicadores. Os depoimentos são inspiradores. O projeto recebeu no mês passado o prêmio Top Educacional 2011 da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e continua este ano com o dobro de beneficiados.

Outro exemplo é o projeto desenvolvido pelo mestrado em Saúde Coletiva. São professores e alunos realizando pesquisas para captação de dados em postos de saúde e executando ações que levam mais informação e saúde a mulheres na capital e no Crato. Igualmente importante é destacar que os alunos da Unifor participantes deste e de outros projetos relatam evolução como pesquisadores e satisfação em serem agentes de mudança.

A edição está imperdível. Uma boa leitura.

Carolina Quixadá
Editora do jornal Unifor Notícias