Atletas de alta performance na Unifor

O Grande Prêmio Internacional Caixa/Unifor de Atletismo acontece no dia 9 de maio e integra o Brazilian Athletics Tour 2012, evento que traz ao país atletas de todos os continentes.

218-gp-3A Universidade de Fortaleza recebe na noite do dia 9 deste mês cerca de 130 atletas do Brasil e de outros 25 países para a disputa do 8º Grande Prêmio Internacional Caixa/Unifor de Atletismo. O GP faz parte da programação do Brazilian Athletics Tour 2012, circuito importante do atletismo latino-americano que envolve mais quatro capitais brasileiras.

“Esse evento é importante dentro de diversas lógicas. Ele contribui da gestão esportiva ao estímulo a um modo de vida mais ativo e saudável. O GP traz atletas de vários continentes para o público ver sem ter que se deslocar para o exterior. É também uma maneira de promover a formação profissional em relação à qualidade física dos competidores. E ainda agrega valor na área de eventos turísticos da nossa cidade”, afirma o professor Carlos Augusto Costa, chefe da Divisão de Assuntos Desportivos da Universidade.

“O equipamento de atletismo da Unifor é de orgulhar cada desportista cearense. O Grande Prêmio é a oportunidade extraordinária de nós mostrarmos isso ao Brasil e a outras nações”, avalia o secretário estadual do Esporte, Gony Arruda.

218-gp-2A disputa conta com grandes nomes do esporte nacional e internacional – cerca de 50 fazem parte do ranking mundial e vários estão entre os top 10. O campeão mundial Mauro Vinícius da Silva, o Duda, é um deles. O atleta ganhou, em março, medalha de ouro no salto em distância no Campeonato Mundial Indoor, em Istambul, na Turquia. Também participam do evento a nigeriana Oludamola Osayomi, número oito do ranking mundial dos 100 metros no ano passado, e as cubanas Josleidy Ribalta, Dailenys Alcántara e Mabel Gay, que estão entre as 10 melhores do mundo no salto triplo. Destaque também para a cearense Ana Cláudia Lemos, que terminou no ano passado como a 8ª do mundo nos 200m rasos.

“O nível técnico da competição é altíssimo. Para os nossos atletas, é estar perto dos ídolos e poder observar em termos biomecânicos o que eles fazem para ter alto rendimento. Essa proximidade serve de estímulo, é muito bom”, avalia o presidente da Federação Cearense de Atletismo, Américo Ximenes.

O GP será realizado no Estádio de Atletismo Unifor, certificado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). O Estádio tem arquibancada coberta com capacidade para 1.305 lugares, vestiários, sala de enfermagem e de antidoping. A pista tem oito raias de 400 metros e seu piso sintético emborrachado é igual ao utilizado nos Jogos Olímpicos de Atenas.

218-gpNesta edição, a disputa conta com 14 provas: no masculino – 100 metros, 200 metros, 1.500 metros, 3.000 metros com obstáculos, salto com vara, salto em distância e lançamento do dardo; no feminino – 100 metros, 200 metros, 800 metros, 400 metros com barreiras, salto em altura, salto triplo e lançamento do disco.

Fortaleza recebe o GP desde 2005. No ano passado, foram realizadas 12 provas com 128 atletas de 12 países.

Grande Prêmio Internacional Caixa/Unifor de Atletismo. Dia 9 de maio no Estádio de Atletismo Unifor a partir das 19h30.

19h30: Cerimônia de abertura
20h: 400m com barreiras
20h05: Lançamento de disco feminino
20h10: Salto com vara masculino
20h15: Salto em altura feminino
20h20: 100m feminino
20h25: Salto em distância masculino
20h35: 100m masculino
20h50: 3.000m com obstáculos masculino
21h: Salto triplo feminino
21h10: 800m feminino
21h20: Lançamento do dardo masculino
21h25: 1.500m masculino
21h45: 200m feminino
22h: 200m masculino

PÁISES PARTICIPANTES

África do Sul, Argentina, Austrália, Bahamas, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Estados Unidos, Etiópia, Grã-Bretanha, Jamaica, Latívia, Lituânia, Marrocos, Nigéria, Portugal, Quênia, Romênia, Rússia, Trinidad e Tobago, Ucrânia e Venezuela.