Literatura em evidência

Prêmio de Literatura Unifor prestigia talentos literários e se consagra como concurso nacional na temática. 180 pessoas de diferentes regiões do país inscreveram seus trabalhos.

218-literaturaTeatro lotado na entrega do Prêmio de Literatura Unifor 2011, que aconteceu no último dia 25 de abril no Teatro Celina Queiroz. O concurso, em sua quarta edição, tem como objetivo agraciar autores de textos inéditos. Neste ano, foram classificados 20 trabalhos na modalidade poema inédito e um na modalidade livro inédito, todos do gênero poesia.

No total, 180 candidatos de diferentes regiões do país inscreveram mais de 350 trabalhos. O prêmio reuniu participantes do Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Este concurso é de fundamental importância para nossa Instituição, uma vez que favorece a formação humana, ampliando o olhar para as artes e a cultura. A Universidade instiga a produção literária ao oferecer novas oportunidades para os jovens e antigos escritores, na busca constante de descobrir novos talentos, acreditando que as obras literárias são instrumentos completos para a disseminação e a perpetuação do conhecimento, da cultura, das artes e da ciência”, declarou a reitora Fátima Veras.

“Esse projeto é uma maneira de abrir espaço para o jovem, de promover a cultura literária dentro da Universidade. O concurso é aberto a qualquer cidadão que tenha trabalhos em língua portuguesa que nunca foram publicados. Ele é uma oportunidade porque os ganhadores vão ter seus trabalhos publicados em uma antologia que será divulgada mundo afora”, avaliou o coordenador e idealizador do prêmio, professor Batista de Lima.

A comissão julgadora desta edição foi formada pelos professores Sânzio de Azevedo, da Academia Cearense de Letras, Fernanda Coutinho, da Universidade Federal do Ceará, e Aíla Sampaio, da Universidade de Fortaleza.

O primeiro lugar na categoria obra inédita recebeu como prêmio uma viagem a Washington, nos Estados Unidos, para visitar a Biblioteca Nacional do Congresso Americano. O primeiro lugar na categoria trabalhos inéditos ganhou uma viagem ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional. E os classificados do 2º ao 20º lugar na categoria trabalhos inéditos receberam um certificado de participação e 20 unidades da Coletânea de Poesias, antologia que reuniu os textos premiados.

O Prêmio de Literatura foi instituído em 2009 e acontece a cada dois anos. A próxima edição vai contemplar o gênero contos e a subsequente, crônica.

218-literatura-4

“Receber um prêmio tendo esse corpo de jurados é certamente uma grande honra para qualquer poeta. Eu não esperava. O que eu fiz foi simplesmente focar no meu cotidiano. Depois que eu comecei a andar pelas ruas da minha cidade, ver as coisas do meu quintal, surgiu a inspiração para esse livro. Mais importante que ver muito é mudar o seu olhar, ver o pouco com muito sentimento”.

André Elucazu Kondo, 1º lugar na categoria livro inédito, escreveu Cem pequenas poesias do dia-a-dia.

218-literatura-3

“É uma realização e uma alegria muito grande. Um sentimento de gratidão enorme à Universidade de Fortaleza pela seriedade com que produz o Prêmio de Literatura Unifor. Já é a terceira vez que eu classifico textos. Espero que esse concurso continue por muitos e muitos anos”.

Nemésio Dias Silva Filho, 2º lugar na categoria poema inédito, escreveu É melhor que fique assim.

218-literatura-2

“É a primeira vez que estou participando do Prêmio de Literatura Unifor. É uma premiação que me enche de alegria. Faz muito tempo que estou escrevendo, desde 1974 estou nessa caminhada. Já participei de alguns concursos nacionais e até mesmo de um prêmio em Madri, mas bom mesmo é ser prata da casa da gente”.

Maria Lúcia Sales, 3º lugar na categoria poema inédito, escreveu Procissão.

Perpétua Amorim, 1º lugar na categoria poema inédito, escreveu A menina e o mar. Ela não pôde comparecer à premiação.