Viagem com ar e deveres acadêmicos

Espanha é o próximo destino da Eurotrip II, em julho. Visitas técnicas a monumentos históricos fazem parte da programação da viagem.

217-eurotrip
217-eurotrip2
217-eurotrip3

Lugares turísticos e patrimônios arquitetônicos da Espanha

Conciliar lazer e estudos. Parece uma proposta interessante? Pois vem aí a Eurotrip II, viagem organizada com o objetivo de conhecer e explorar academicamente monumentos históricos de países da Europa. O destino da segunda edição do projeto é a Espanha, e o roteiro da viagem é da Student Travel Bureau (STB Unifor).

“É uma viagem que tem cunho acadêmico. É como uma aula de história ao vivo. Há uma diferença de visão e envolvimento do aluno que participa e vê de forma concreta os edifícios, os monumentos. É uma vivência ligada à profissão. As colocações, a postura diante do curso e a postura profissional desse aluno que viaja mudam”, afirma a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Tânia Vasconcelos.

A ideia da Eurotrip surgiu entre os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo no ano passado. Eles queriam fazer uma visita técnica pela Europa acompanhados da professora Tânia e procuraram a STB para organizar a viagem.

O roteiro da primeira viagem levou os alunos para conhecer patrimônios arquitetônicos da Europa. A viagem de 21 dias incluiu cidades como Londres, Berlim, Praga, Veneza e Roma. Participaram 26 alunos, sendo 16 do curso de Arquitetura e Urbanismo. “A viagem me aguçou e me incentivou academicamente. Foi muito produtivo. Nosso curso gira em torno da arquitetura europeia, e em Londres, por exemplo, visitei tudo aquilo que estudei nos livros. A coordenadora ajudou bastante”, afirma Melriane Pimentel de Araújo, estudante do 3º semestre do curso de Arquitetura.

A viagem, no entanto, é aberta a todos os interessados em arte, cultura e diversão. “Conheci muita gente nova, aprendi muito sobre história e vi coisas incríveis, que só tinha visto no cinema ou nos livros. Mesmo não sendo estudante de arquitetura, me interessei muito pelo que ouvi sobre o tema. A viagem foi muito bem organizada e recomendei para vários amigos”, comenta Josiane Barros, aluna do 6º semestre do curso de Direito.

Eurotrip II. De 3 a 18 de julho. Informações: STB Unifor. Centro de Convivência, Loja 11. Tel.: 3131 2954.

217-eurotrip1Alunos na Eurotrip I: viagem de lazer e estudos.