Chanceler recebe Medalha do Mérito Parlamentar

A Assembleia Legislativa homenageou o chanceler Airton Queiroz com a Medalha do Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio pelos relevantes serviços prestados à sociedade em sessão solene, no dia 9 de março.

217-chanceler-interna
Chanceler da Universidade de Fortaleza
e presidente
da Fundação Edson Queiroz,
Airton Queiroz,
durante o discurso de
agradecimento da homenagem

O chanceler da Universidade de Fortaleza e presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, recebeu no último dia 9 de março a Medalha do Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. A homenagem ocorreu em sessão solene e reuniu autoridades estaduais, empresários e funcionários do Grupo Edson Queiroz, além de amigos e familiares do homenageado.

A medalha, instituída pelo Poder Legislativo estadual em 2005, é entregue a cidadãos que tenham prestado comprovados e relevantes serviços à sociedade. “A trajetória profissional de Airton José Vidal Queiroz e seu respectivo impacto no desenvolvimento e qualidade de vida do nosso povo são a motivação principal desta homenagem pensada pelo deputado Fernando Hugo e de forma unânime apoiada pelo Parlamento cearense. Exemplo de um bandeirantismo contemporâneo, Airton Queiroz se impõe como uma das forças mais vivas do Ceará, contribuindo decisivamente para o progresso de nosso estado, gerando, a partir de suas atividades empresariais, milhares de oportunidades de emprego às famílias cearenses. A Assembleia se sente honrada em homenagear este grande cearense”, disse o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB).

O presidente da Assembleia destacou, entre as tarefas executivas que Airton Queiroz desempenha, a dedicação ao fortalecimento e expansão da Unifor. “Além de formar cidadãos para o mercado de trabalho, produzir ciência de ponta, promover e democratizar o acesso à cultura, a Unifor também se dedica aos eventos ligados ao espírito, em especial à história das civilizações e às artes plásticas. Daí seu empenho em trazer para os cearenses exposições só possíveis de serem apreciadas em grandes museus do mundo”, observou.

Além dos pronunciamentos do presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio, e do deputado Fernando Hugo, autor da iniciativa que resultou na homenagem, vários políticos se pronunciaram, destacando a trajetória de vida do homenageado. E, nos corredores da Assembleia, esbanjavam-se elogios.

“Sabemos que tão ou mais difícil que fundar uma empresa, em qualquer segmento, é mantê-la viva e atuante. Neste mister, o Grupo Edson Queiroz é uma referência. A Unifor, especificamente da Fundação Edson Queiroz, não só tem se mantido, mas, através da visão e dedicação do chanceler Airton Queiroz, veio crescendo em conteúdo e em forma, ombreando-se às melhores universidades nacionais e internacionais, as quais, inclusive, têm-lhe conferido os mais honrosos reconhecimentos. Quem ganha com isso, sobretudo, é o povo da nossa região, e a Medalha 13 de Maio, a ele outorgada pela Assembleia Legislativa, é uma justa homenagem a um dos reais construtores do Ceará contemporâneo”, comenta José Augusto Bezerra, presidente do Instituto do Ceará, Histórico, Geográfi co e Antropológico e da Associação Brasileira de Bibliófilos.

A Medalha do Mérito Parlamentar foi entregue a apenas dois outros cearenses: desembargador Fernando Ximenes (2006) e ex-deputado Osmar Diógenes (2011).

217-chanceler-interna-2

Deputados, familiares do homenageado e convidados participaram da solenidade no plenário
do Poder Legislativo cearense.