Realizações de uma universidade surpreendente

Uma boa iniciativa pode fazer toda a diferença em nossa vida. Ou na vida de outros. Ou pode ser boa para todos. E é preciso que uma boa iniciativa seja sempre alvo de divulgação.

Na matéria de capa, trazemos o projeto Saliva Artificial, que atende há dez anos pessoas carentes que tiveram redução parcial ou total da saliva em decorrência, principalmente, de tratamento radioterápico contra o câncer na região da cabeça e pescoço. A saliva artificial proporciona diversos benefícios aos que são atendidos, como eles mesmos nos contam na reportagem. O programa também oferece atendimento odontológico aos pacientes e partiu de uma iniciativa do professor do curso de Odontologia Eliardo Silveira Santos, envolvendo também o curso de Farmácia, que produz a saliva doada. O Hospital Geral de Fortaleza é parceiro do projeto.

Se fizermos as contas, essa boa iniciativa atinge várias pessoas. Ela alcança os familiares dos pacientes, que ao se sentirem melhor voltam ao convívio social. Atinge também alunos e professores da Unifor, estimulando a geração de conhecimento científico e o colocando em prática. Um importante serviço prestado à sociedade, entre os muitos que a Universidade presta à comunidade.

Aliás, essa foi uma das razões pelas quais a Assembleia Legislativa do Ceará outorgou a Medalha do Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio ao chanceler da Unifor e presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, no último dia 9 de março. A comenda é entregue a cidadãos que tenham prestado comprovados e relevantes serviços à sociedade. Uma homenagem que prestigia quem de fato faz. E nós, do Unifor Notícias, temos a missão e o prazer de contar para você a história por trás de vários desses serviços prestados.

E, por falar em jornal, agora temos um hotsite. Você pode conferir as edições em primeira mão, rever entrevistas antigas e ler novamente as matérias que mais gostou. Através dos cliques, vamos poder mensurar melhor as preferências de nossa audiência. Queremos sempre saber a sua opinião. Mande sugestões, críticas, sugira pautas. Uma boa leitura e boas iniciativas!

Carolina Quixadá
Editora do jornal Unifor Notícias