Banner

Música no Cineclube

Na programação de março, o Cineclube Unifor traz como temática a música. As sessões dos filmes são gratuitas e abertas à comunidade.

O Cineclube Unifor é um projeto de extensão da Universidade de Fortaleza que exibe semanalmente filmes seguidos de debates com professores, pesquisadores ou especialistas sobre as temáticas trazidas pela programação cinematográfica. As sessões são gratuitas e abertas à comunidade. Elas acontecem sempre às 13h30 na sala A da Videoteca Unifor.

“A ideia é que o cinema pode funcionar como ferramenta para debater os mais diversos temas como arte, cultura, economia. Este mês os filmes escolhidos foram uma sugestão de um aluno e terão a música como temática. É um projeto bem aberto. Todos podem participar sugerindo filmes e nomes de debatedores”, explica o coordenador do projeto, prof. Márcio Acselrad.

“Assistir e comentar os mais diversos filmes permite conhecer diferentes realidades. Frequentando o Cineclube, adquire-se bagagem cultural, muitos argumentos e reflexões”, avalia a aluna do curso de Audiovisual e Novas Mídias e estagiária do projeto, Danielle Rotholi.

As atividades do Cineclube Unifor foram iniciadas em 2005 e dois anos depois viraram programa de TV. “É veiculado pela TV Unifor e mostra o debate, intercalado com cenas do filme em questão”, acrescenta o professor.

Programação
1º/3: This is Spinal Tap (Rob Reiner, 1984, EUA)
Em 1982, a legendária banda de heavy metal britânica Spinal Tap se reúne para realizar uma tour americana acompanhada por um fã que é realizador de audiovisual. O documentário reúne história e performances sobre uma das maiores bandas de rock contemporânea. Debatedor: Sávio Mota, jornalista e pesquisador do estilo falso-documentário.

8/3: Todas as manhãs do mundo (Alain Corneau, 1991, França)
O músico Sainte-Colombe é abalado pela perda de sua esposa, isola-se e passa a se dedicar à música e suas filhas. O filme conta com as composições originais da época de Jean-Baptiste Lully e François Couperin. Debatedores: Carlos Velázquez, coordenador do curso de Belas Artes da Unifor, e Wilson Freire, regente do Coral Unifor e maestro.

15/3: Quase famosos (Cameron Crowe, 2000, EUA)
Fã ávido de rock’n’roll consegue um emprego na revista americana Rolling Stone para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Baseado em fatos reais. Debatedores: Roberto Barros, graduando em jornalismo e produtor do programa Parada Musical, e Thiago Sampaio, produtor da TV Jangadeiro e pesquisador.

23/3: Pink Floyd: The Wall (Alan Parker, 1982, Reino Unido)
Cantor de uma banda de rock, Pink passa por um conflito psicológico dentro de um quarto de hotel em Los Angeles. Baseado no álbum The Wall, de 1979, da banda britânica Pink Floyd. Debatedores: Geraldo Borges, expert em animação, e Sidney Guerra, doutor em Sociologia.

30/3
: Projeto Rock.Doc (Diversos, Ceará)
Fundada em agosto de 1998, a Associação Cultural Cearense do Rock é uma entidade civil sem fins lucrativos idealizada por jovens integrantes de bandas locais com o objetivo de promover o rock como elemento de música, comportamento e transformação. Serão exibidos curtas e médias de realizadores de audiovisual do Ceará, como o Mães de Metal. Debatedores: Amaudson Mendonça, presidente da Associação Cearense do Rock, e Célia Gurgel, diretora do documentário Mães de Metal.


Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 216

 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados