Empresários pioneiros

216_pioneiros

Fortaleza é a segunda capital a receber a mostra Pioneiros & Empreendedores, que contempla a vida e as circunstâncias histórias de 24 grandes empresários do Brasil. A visitação gratuita segue até maio.

Se você quer encontrar 24 extraordinários exemplos de empresários nacionais que estiveram à frente de seu tempo, a exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil é uma ótima pedida. A mostra contempla a vida e as circunstâncias histórias desses pioneiros. Ela também nos convida a refletir sobre potenciais ações empreendedoras que possamos ter.

A exposição é homônima a uma trilogia de livros fruto da pesquisa realizada pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) Jacques Marcovitch. As obras narram as histórias de pessoas que foram responsáveis pela fundação e desenvolvimento de alguns dos principais grupos empresariais brasileiros.

Valentim dos Santos Diniz, Gerdau-Johannpeter, Attilio Fontana, Roberto Marinho, Edson Queiroz, Samuel Benchimol são alguns dos pioneiros contemplados pelo projeto iniciado em 2001 e que virou exposição em 2010. “O primeiro objetivo é mostrar os caminhos escolhidos pelos pioneiros e empreendedores que fizeram parte da mente coletiva. O mais importante é a construção de novas mentalidades. O módulo pedagógico é o coração da exposição”, afirma Marcovitch.

Na mostra, o visitante é constantemente indagado sobre fatores históricos que motivaram ou instigaram os empresários a empreender e/ou inovar em suas áreas. “O destino fez com que eles tivessem de lidar e viver com diversas adversidades muito cedo. E como se enfrenta adversidade? De forma passiva ou construindo uma ponte para um destino melhor”, acrescenta Marcovitch.

Além de objetos pessoais e das empresas dos 24 pioneiros, a exposição contempla vídeos sobre temáticas relacionadas aos feitos dos empreendedores e aos momentos políticos do Brasil: Monarquia, Primeira República, Era Vargas e Brasil Contemporâneo. Os visitantes podem também mexer em plataformas interativas, descobrindo detalhes instigantes sobre cada um dos empresários.

Uma opção é solicitar uma visita guiada a um dos 14 educadores que a exposição disponibiliza. Grupos de estudantes do ensino médio ou alunos universitários podem requerer ainda um caderno contendo material didático com perguntas sobre as questões históricas e como tornar um projeto pioneiro.

"A exposição oferece inspiradoras histórias de sucesso que podem contribuir para despertar a vocação empreendedora do cearense. E um dos mais importantes exemplos que temos é o do industrial Edson Queiroz, que começou pequeno e formou um grande grupo empresarial."
Carlos Cruz, superintendente do Sebrae-CE.

"A mostra itinerante Pioneiros & Empreendedores é uma oportunidade para que a sociedade, sobretudo as pessoas mais jovens, conheça e reconheça a trajetória de empresários, como a dos cearenses Edson Queiroz e Delmiro Gouveia, que ajudaram a construir o Brasil não só com sua força de trabalho e empreendedorismo, mas com ideias inovadoras e ousadas."
Roberto Proença de Macêdo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

SERVIÇO
Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil. Até 13 de maio no Espaço Cultural Unifor. De terça a sexta, das 8h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

ERRATA
Diferentemente do que divulgamos na edição de fevereiro, a exposição Pioneiros & Empreendedores contempla dois cearenses: Edson Queiroz e Delmiro Gouveia.