Editorial 216 | Práticas de uma grande universidade

Uma universidade se faz com ensino, pesquisa e extensão. Mas uma grande universidade é aquela que vai além dos preceitos e idealiza algo a mais para seus alunos e professores. É aquela que oportuniza em suas ações benefícios para todos. Nesta edição do Unifor Notícias, trazemos dois bons exemplos de como isso acontece.

Na matéria de capa, temos a reportagem sobre os novos alunos estrangeiros que chegaram à Unifor neste semestre. O programa de intercâmbio acadêmico oferece uma via de mão dupla: ganham os estrangeiros pela experiência fora de seus países e ganham nossos alunos e professores ao lidarem com pessoas de culturas diferentes.

O programa começou em 2002 e tem mostrado um grau de amadurecimento enorme nos últimos anos quatro anos. E o que era bom ficou ainda melhor. Com uma iniciativa do Centro de Ciências Administrativas, que oferece atualmente 14 disciplinas em inglês, os estudantes estrangeiros têm uma razão a mais para escolher a Unifor: podem vir ao Brasil sem a fluência em português. Como eles deixam claro em seus depoimentos, a Unifor saltou aos olhos por oferecer esse diferencial. As cadeiras em língua inglesa, a propósito, estão disponíveis para todos os alunos da Universidade sem custo adicional.

O segundo exemplo de ações que trazem benefícios em mão dupla é retratado na matéria sobre o Escritório de Prática Jurídica. Sabemos que ter acesso ao poder judiciário é essencial, mas que isso geralmente implica custos. Há dez anos, o EPJ promove orientação e serviços jurídicos de forma gratuita à comunidade. São 3 mil novos atendimentos por semestre, e se somarmos todos os demais serviços prestados pelo Escritório, como o Núcleo de Mediação e Conciliação e o setor de Psicologia e de Serviço Social, esse número sobe para 10 mil.

Ao ajudar a população, a Universidade está também contribuindo para a melhor formação dos seus alunos de Direito. No EPJ, os acadêmicos colocam em prática a teoria e estabelecem contato com pessoas de realidades diferentes das suas. Tornam-se, com esse estágio real de advocacia, melhores profissionais e cidadãos, como nos contam os professores e alunos do curso.

Em suma, práticas que só acontecem em uma grande universidade. Esperamos que a edição de março possa servir, além de fonte de informação, de motivo de orgulho por fazer parte da Unifor. Boa leitura.

Carolina Quixadá
Editora do jornal Unifor Notícias