Banner

Agenda

EXPOSIÇÃO

Unifor Plástica
Descobrir novos talentos e reunir trabalhos artísticos de qualidade. Os objetivos fazem parte da mostra Unifor Plástica, que comemora sua 16ª edição. O concurso, realizado pela Universidade de Fortaleza, este ano tem como tema "Educação pela Arte". Das cerca de 280 obras inscritas, 150 serão selecionadas e ficarão expostas de 13 de outubro a 18 de dezembro no Espaço Cultural Unifor. Já confirmados para a comissão de premiação: Celina Queiroz, Carlos Velázquez, Heriberto Rebouças e João Alegria. Os três primeiros colocados ganham uma viagem à Bienal de Veneza e ajuda de custo no valor de dois mil euros.

Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica
210_unifor_tesouros2Que tal conhecer uma comunidade milenar através da produção de artefatos em ouro? E que tal entender sua complexidade social e pensamento simbólico pelo uso de adornos? A exposição Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica traz essas e outras possibilidades de apreensão da cultura ameríndia colombiana anterior ao domínio europeu. Pela primeira vez no Brasil, a mostra já recebeu mais de 14 mil visitantes e está em cartaz no Espaço Cultural Unifor até o dia 19 de setembro.

São 213 objetos com destaque para os pingentes, peitorais, máscaras e narigueiras feitas em ouro. Mas peças em cerâmica e em ligas metálicas merecem igualmente a atenção dos visitantes. A amostra contém ainda fotos tiradas de várias tribos da Colômbia no ano de 1950 pelo fotógrafo Gerardo Reichel Dolmatoff. Embora já não houvesse mais a presença dos adornos feitos em ouro, os registros fotográficos mostram que muitos ritos milenares ainda estavam presentes no século XX.

A exposição, originária do Museu do Ouro de Bogotá, capital colombiana, distribui os artefatos de acordo com a simbologia e o uso dos mesmos nas diferentes tribos ameríndias: adornos para o corpo, figuras votivas, instrumentos musicais, pintura corporal, consumo de alucinógenos, guerras, sacrifícios. E cada seção traz a riqueza de detalhes dessas comunidades, como o uso de joias pelos xamãs, líderes religiosos, representando a hierarquia social e expressando as crenças e mitos presentes naquelas sociedades.

A exposição vai até 19 de setembro no Espaço Cultural Unifor. De terça a sexta, das 8h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Mais informações: 3477.3319.

TEATRO

210_unifor_ogatobrancoO Gato Branco
Sete pessoas são convidadas para uma festa em uma antiga embarcação. Desconhecem o motivo do convite e, mesmo estranhando, todos comparecem ao evento. As surpresas aumentam quando são recebidos com um luxuoso jantar, que termina com a notícia de que um deles foi assassinado. A peçasuspense é inspirada no universo de Agatha Christie e Alfred Hitchcock e marca a primeira vez em que o autor Jô Bilac e o diretor João Fonseca trabalham juntos em cena. No elenco: Paloma Duarte, Camilo Bevilacqua, Fernanda Nobre, Bruno Ferrari, Pablo Falcão, Leandro Almeida e Luciana Magalhães. Dias 23, 24 e 25 de setembro no Teatro Celina Queiroz. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia).




Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 210

 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados