Um mundo chamado Unifor

Evento agrega atividades de ciência, cultura e tecnologia com acesso gratuito à sociedade. Na programação deste ano, palestrantes de renome nacional, representando as cinco áreas de conhecimento da Instituição: administrativa, humanas, jurídica, da saúde e tecnológica.

211_mundouniforA Unifor em vitrine. E, na vitrine, a produção científica, cultural e tecnológica da Universidade. É o que propõe o Mundo Unifor 2011, que acontece de 17 a 21 de outubro. Na programação, palestras de profissionais renomados como Max Gehringer, Luiz Roberto Barroso, Nuno Cobra, Sílvio Meira e, quebrando a sequência, show de Lobão. Quatro encontros científicos estão contemplados no lado ciência e tecnologia do evento. São eles: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, XI Encontro de Iniciação à Docência e III Encontro de Práticas Docentes. Na ala cultural, a XVI Unifor Plástica, exposição que congrega diferentes produções artísticas locais e nacionais. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral.

“O Mundo Unifor hoje é o grande evento da Universidade. É quando ela se coloca para a sociedade e para a comunidade acadêmica. É quando ela mostra o que tem desenvolvido em suas pesquisas e demais atividades de educação e ensino, envolvendo alunos e professores”, avalia o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Ney Ciarlini Teixeira.

O evento é bianual e está em sua 5ª edição. “O Mundo Unifor 2011 foi repensado no sentido de agregar e focar naquilo que é a grande proposta da Instituição, ou seja, apresentar novos conhecimentos. É um momento de muita troca. É também uma oportunidade que o público externo tem de vivenciar a universidade e absorver novas visões de mundo. O ponto alto são os cinco grande momentos com personalidades representando as cinco áreas do conhecimento. Uma palestra para cada área – administrativa, humanas, jurídica, da saúde e tecnológica. Só uma grande universidade poderia aliar a ciência, a cultura e a tecnologia e oferecer grandes palestras. Acho que vai ser interessante para todos”, acrescenta a diretora de Comunicação e Marketing, Valerya Abreu.

Ainda na programação, dois eventos destinados para os mais jovens. O Mini Mundo, no qual crianças de 5 a 9 anos visitam a Universidade, o Espaço Cultural e participam de parte das atividades dos encontros científicos, e o Unifor Experience, no qual jovens do ensino médio visitam as instalações da Universidade para terem, principalmente, contato e explicações sobre as diversas profissões.

5ª edição do Mundo Unifor
Evento que contempla atividades de ciência, cultura e tecnologia. De 17 a 21/10. Aberto ao público. Entrada franca. Informações: 3477 3400.

PROGRAMAÇÃO

• Dia 17: Max Gehringer, palestrante convidado do Centro de Ciências Administrativas. Gehringer é graduado em Administração e reconhecido por seu trabalho como executivo de empresas. Esteve à frente de empresas como Pepsi, Elma Chips e Pullman. Atualmente assina coluna em várias revistas e possui quadros fixos na CBN.

• Dia 18: Luiz Roberto Barroso, palestrante convidado do Centro de Ciências Jurídicas. Barroso é procurador do estado do Rio de Janeiro e professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Direito pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

• Dia 19: Nuno Cobra, palestrante convidado do Centro de Ciências da Saúde. Cobra é escritor, preparador físico e também consultor no setor de qualidade de vida individual e em organizações. Tornou-se conhecido depois de ter sido coach de famosos como Ayrton Senna, Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello e Mika Hakkinen.

• Dia 20: Sílvio Meira, palestrante convidado do Centro de Ciências Tecnológicas. Meira é formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com especialização em Ciência da Computação. Recebeu da Presidência da República as comendas da Ordem Nacional do Mérito Científico e da Ordem de Rio Branco. É professor titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PE) e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

• Dia 21: Lobão, show do cantor a convite do Centro de Ciências Humanas. João Luiz Woerdenbag Filho, o Lobão, é cantor e compositor. Foi também apresentador da MTV com os programas Lobotomia e Debate MTV. No ano passado, lançou sua autobiografia "50 Anos a Mil", coassinada por Claudio Tognolli, onde retrata das histórias da juventude até as experiências como músico. Suas canções incluem Me Chama, Vida Bandida, Rádio Blá e Corações Psicodélicos.