Para quem não quer parar de crescer

Fazer uma pós-graduação é uma meta da maioria dos recém-graduados. Seja lato ou stricto sensu, uma pós representa o aperfeiçoamento de competências já adquiridas e a busca por novos conhecimentos.

Em todo o Brasil, somente no ano passado, foram quase 974 mil graduados em cursos de nível superior. E mais de 170 mil pessoas se matricularam em um curso de pós-graduação. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mostram como o mercado de trabalho está com uma concorrência acirrada e a exigir cada vez mais capacitação de seus profissionais. Uma pós-graduação, lato ou stricto sensu, é tida como uma boa opção rumo ao aperfeiçoamento de competências e apreensão de novos conhecimentos.

LATO SENSU
As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos de MBA. A expressão em latim significa “em sentido amplo”, por isso os candidatos a esse curso podem vir de diversas áreas. É o caso de Adalberto Fernandes Ribeiro. Formado em Biologia pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA), ele agora está fazendo MBA em Gestão Empresarial na Universidade de Fortaleza. “Hoje eu gerencio uma agência dos Correios. Queria enriquecer os meus conhecimentos em gestão para colocá-los em prática e aprimorar o que faço na empresa. A Unifor é uma universidade de respaldo e o conteúdo está sendo satisfatório”, avalia.

Um curso lato sensu também é uma oportunidade para pessoas que querem se aprofundar em uma área próxima à da sua formação. Antônia Grazianne Ferreira Dias, por exemplo, formou-se em Administração pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC) e está fazendo um curso de especialização em Controladoria e Gerência Contábil na Unifor. “Escolhi fazer o curso porque estou trabalhando na área financeira de uma empresa e tenho que ter mais conhecimentos em contabilidade. O mercado exige que a gente esteja sempre buscando aprender coisas novas. A Unifor é referência pelo seu ensino e qualidade do campus”, justifica.

STRICTO SENSU
A expressão em latim stricto sensu quer dizer “em sentido restrito”. As pós-graduações dessa categoria englobam programas de mestrado e doutorado. São cursos de maior profundidade e mais longos que os de especialização. Geralmente o mestrando ou doutorando já tem formação na área do curso e muitos os escolhem para seguirem a carreira acadêmica.

Mara Lívia Moreira Damasceno, mestranda em Direito Constitucional, é um bom exemplo. “Terminei o curso de Direito na Unifor em 2009 e sentia a necessidade de me qualificar mais, renovar os conhecimentos e me atualizar. Pensei em um programa de mestrado porque quero ensinar. Fui bolsista e me apaixonei pela pesquisa”, diz.

Ricardo Pinheiro Maia Júnior tem pensamento parecido. Ele se graduou em Psicologia em julho e enveredou pelo mestrado em agosto. “Quis aproveitar o tempo e encarar logo o mestrado. Tinha dois objetivos: me preparar profissionalmente e também seguir a carreira acadêmica. O mestrado em Psicologia da Unifor tem conceito 4 e um corpo docente formado por doutores”, avalia.

214_ciarlini“Dentre tantas possibilidades de pós-graduação, a Unifor se coloca como uma opção muito interessante na medida em que é capaz de atrair profissionais com rica experiência no mercado de trabalho, capazes de contribuir e fazer a diferença na formação e aperfeiçoamento dos seus alunos”.
Prof. Roberto Ney Ciarlini Teixeira
Vice-reitor de pesquisa e pós-graduação