Editorial 215 | Histórias de uma grande universidade

A vida traz felizes coincidências. Esta edição do jornal Unifor Notícias retrata uma delas. Neste mês, temos duas matérias distintas que vieram à tona sob um mesmo eixo: a história. A história da fundação da Universidade de Fortaleza.

A primeira matéria é a nossa reportagem de capa. Trata-se da exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil. Nela a vida de 24 grandes empresários brasileiros é retratada juntamente com o contexto da época da qual eles fizeram parte. Entre as vidas abordadas, encontra-se a do fundador da nossa universidade, o industrial Edson Queiroz.

A exposição é ampla e reúne 23 outros empreendedores de todo o país, como Barão de Mauá, Roberto Marinho e José Ermírio de Moraes. Mas não dá para deixar de ressaltar o fato de lá estar a história do empresário cearense. Aliás, ele ganhará destaque por ter nascido no estado que ora sedia a mostra, segundo o curador Jacques Marcovitch. A exposição surgiu de três livros homônimos do professor, cujos trechos sobre o industrial foram publicados para deleite dos leitores. Você sabe, por exemplo, como foi a vida de menino de Edson Queiroz?

A segunda matéria é sobre a descoberta da pedra fundamental da Unifor. A pedra é um símbolo que registra o exato momento de sua fundação, sob a astuta conduta de Edson Queiroz. Os jornais de então retrataram a sua sagaz visão estratégia. Ele fretou um avião para mais de cem empresários e jornalistas “sulistas” para, entre outras coisas, divulgar o novo setor em que enveredava: a educação.

Enfim, duas grandes chances para conhecer a vida do industrial e aprender sobre os antecedentes da fundação da Universidade. Passados quase 40 anos do início deste empreendimento que é a Universidade de Fortaleza, temos motivos de sobra para comemorar. A magnitude da Unifor de hoje talvez seja bem maior do que aquela que Edson Queiroz um dia imaginou ser possível atingir.

O ano começa bem, com muitas histórias para contar. E ainda há muito por ensinar e muito por aprender. Mãos à obra. Para toda a comunidade acadêmica, e principalmente para os novos alunos que a esta casa chegam, sejam bem-vindos e aproveitem esta feliz oportunidade de ver a história recontada sob dois ângulos. Boa leitura.

Carolina Quixadá
Editora do jornal Unifor Notícias