Banner

Carreiras completas, metade do tempo

Na Unifor, você tem a oportunidade de se graduar em um curso superior aliando tempo e qualidade, por meio da Graduação Tecnológica, o aluno chega mais rápido ao mercado e ainda obtém certificação na metade do curso.


Apesar de não ter a mesma dinâmica de uma graduação tradicional, os Cursos Superiores de Tecnologia (CST) são uma grande demanda dentro do Ensino Superior no Brasil. O Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia 2016, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), possui 13 eixos de atuação que englobam 134 modalidades de cursos ofertados no país. Mesmo com tamanha demanda, muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre uma graduação profissional e uma graduação tecnológica. Além disso, alguns ainda acreditam que um curso técnico e o curso superior tecnológico são a mesma coisa, o que não é verdade.

 

 

“Pelo ponto de vista formal, o curso de graduação tecnológica é uma graduação de ensino superior”, afirma o professor Henrique Sá, vice-reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza. Ele explica que o Sistema de Ensino Superior brasileiro considera que a graduação possui três modalidades: a licenciatura, o bacharelado e tecnólogo. “O tecnólogo é uma graduação como qualquer outra, a diferença é o enfoque e a duração”, completa o prof. Henrique. Enquanto a licenciatura e o bacharelado duram de 4 a 6 anos, a tecnológica possui duração de 2 a 3 anos.

 

Outra diferença é o foco da formação. O bacharelado e a licenciatura são cursos mais abrangentes e tratam de conhecimentos mais amplos sobre a área que funcionam como um todo. Já o tecnólogo tem seu cerne voltado para a concentração de estudos em uma determinada área de conhecimento, geralmente associada a uma maior aplicabilidade às necessidades do mercado de trabalho. Também se foca na utilização de instrumentos e tecnologias de uma área específica do conhecimento.

 

Qualidade de ensino Atualmente em oferta no Processo Seletivo Unifor 2017.2 estão nove cursos de graduação tecnológica: Eventos, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Design de Moda, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Energias Renováveis, Estética e Cosmética e Secretariado (EAD). Com a preocupação de ofertar uma matriz curricular altamente aplicável e atrelada às atuais expectativas de mercado, a Universidade disponibiliza práticas integrativas e laboratórios com diferenciais que a demanda comercial necessita.

 

Além da estrutura de ponta, a Unifor se destaca pela formação completa, preocupando- se em construir três pilares essenciais no perfil profissional do aluno: aprofundamento de conhecimentos de uma área específica, prática e empreendedorismo. “Em todos os cursos tecnológicos são trabalhadas ferramentas de empreendedorismo, gestão de negócios e liderança, pois acreditamos que são competências indispensáveis para esse tipo de produto”, conta o vice-reitor de graduação. Ele afirma que estes temas têm surgido como uma tendência na graduação como um todo, mas que ainda se considera um diferencial na formação tecnológica. “Se alguém se forma em ADS, essa pessoa possui um aprofundamento em uma área específica e pensando em negócios. Não necessariamente o seu próprio, mas pensando em usar esses conhecimentos como modelo e unidade de negócios”.

UN-262_06

 

 

 

 

 

 

 

“Sou formado em Eletrotécnica, trabalhei com automação industrial durante onze anos na Esmaltec. Era chefe de manutenção da fábrica de fogões e resolvi fazer um curso que agregasse valores e que fosse em tempo hábil. Na época foi criado aqui na Unifor o curso de Energias Renováveis, que tinha o que me interessava. É uma área em expansão. Depois que o curso terminou, comecei a fazer minha pós-graduação em Automação Industrial. Isso alavancou tanto minha vida profissional quanto social. Eu passei uma vida toda sendo técnico nível médio. O curso de Ensino Superior abriu muitos caminhos para mim. O meu serviço é mais valorizado, mais criterioso, mais organizado. Você vê a parte jurídica, social, de relações humanas. Eu já tinha uma experiência larga em indústrias, mas agora eu estou muito mais satisfeito.”

 

Degilvalder Dias Nunes, 49 anos. Analista de Manutenção e Empresário. Ex-aluno do curso de Energias Renováveis.

 

 

 

 

Tempo = investimento

 

O principal motivo de escolha da graduação tecnológica é o tempo. O maior público desses cursos são pessoas que pretendem se inserir o mais rápido possível no mercado, mas sem abrir mão do ensino de nível superior. “Eu digo que não tenho mais tempo a perder. Tenho 26 anos e já quero ingressar no mercado. Nosso curso, por ser de três anos me permite isso. Além do mais, com um ano de curso você já recebe o primeiro certificado. Já posso atuar por conta própria, no salão da minha mãe, em clínica”, conta Raquel da Silva Lima, 26 anos.

 

Raquel é aluna do curso de Estética e Cosmética da Unifor. Ela afirma que já conhecia o curso em outra instituição, mas que sempre teve o sonho de estudar na Unifor. “Nunca fiz faculdade porque eu sempre quis vir estudar aqui, mas nunca tive condições”, explica. “Então eu soube que o curso abriu, fiz a seleção e entrei em 2015”, completa Raquel, que já está no último ano da graduação.

 

“O mercado da estética e da beleza está em amplo crescimento, mesmo nesse cenário de crise”, afirma a profa. Aline Barbosa, coordenadora pedagógica do curso de Estética e Cosmética. Ela revela que existem muitas clínicas de estética com padrão de alta qualidade, com bons profissionais e que a Unifor pretende se posicionar como um diferencial na formação destes profissionais. “A gente sabe que existem muitos, mas o que falta é a qualidade. Nós já recebemos ligações de clínicas perguntando se já temos alunos prontos para estagiar”, acrescenta.

 

 

 

 

UN-262_07De Olho no Futuro

 

Como a graduação tecnológica é completamente embasada nas necessidades do mercado, nada mais sensato que pensar nas previsões de demanda. “Quando decidimos qual o caminho vamos seguir em relação a uma nova carreira, seja através de um bacharelado, seja uma graduação tecnológica, levamos em consideração três aspectos: a expertise, a demanda de mercado e a prospecção do que será necessário daqui a cinco ou dez anos”, explica o professor Henrique Sá.

 

A profa. Brígida Rocha, coordenadora do curso de Energias Renováveis, conta que o curso é o “boom” do momento e que está crescendo cada vez mais. “O mercado que estamos vivendo necessita cada vez mais de fontes renováveis de energia. Aqui no Nordeste, principalmente, estão aumentado os parques de energia eólica, solar e a biomassa também está crescendo. E esses são os três focos do nosso curso”, explica.

 

Os dois anos e meio do curso prepara o aluno de uma forma bem específica, atendendo uma demanda bem especializada do mercado. Essa área é recente, mas cada vez mais necessária com os reposicionamentos ecológicos da sociedade. “A perspectiva é extremamente positiva para os alunos”, revela Brígida. Com a expansão do mercado, quem se forma agora já tem maiores chances de ocupar as primeiras vagas que surgirem.

 

 

 

O Processo Seletivo Unifor 2017.2 disponibiliza nove cursos de Graduação Tecnológica

 

1. Gestão de Recursos Humanos

2. Gestão de Marketing

3. Eventos

4. Processos Gerenciais

5. Design de Moda

6. Estética e Cosmética

7. Energias Renováveis

8. Análise e

Desenvolvimento

de Sistemas

9. Secretariado Executivo (EAD)

 

 

 

 

UN-262_08

 

 

“Eu digo que não tenho mais tempo a perder. Tenho 26 anos e já quero ingressar no mercado. Nosso curso, por ser de três anos, me permite isso. Além do mais, com um ano de curso você já recebe o primeiro certificado.”

 

Raquel da Silva Lima, 26 anos. Aluna do curso tecnólogo de Estética e Cosmética.

 

 

 

 

 

 

 

Crescimento


Mais de 40 milhões de brasileiros tinham interesse em adentrar um curso de qualificação profissional de acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo ano, 477 mil alunos estavam matriculados em cursos de graduação tecnológica, representando 6,6% dos 7,3 milhões de pessoas que frequentavam o ensino superior.

 

 

 

Qual a diferença?

 

UN-262_09 UN-262_10 UN-262_11

Curso Técnico

Graduação Tecnológica

Graduação Tradicional

Nível: Médio

Duração: Aproximadamente 3 a 5 meses

Pré-requisitos: Ensino fundamental e

Médio completos ou incompletos

Foco: Formar profissionais operacionais

Pós-graduação: Não permitido

Nível: Superior

Duração: 2 a 3 anos

Pré-requisitos: Ensino Médio completo

Foco: Formar gestores, supervisores,

analistas e coordenadores

Pós-graduação: Permitido

Nível: Superior

Duração: 4 a 6 anos

Pré-requisitos: Ensino Médio completo

Foco: formar profissionais com amplo

conhecimento teórico e prático da

área, professores, pesquisadores e

especialistas.

Pós-graduação: Permitido

 

 

 

 

Fique Atento!


Quem deseja estudar na melhor Universidade do Norte/Nordeste já pode se preparar para a prova de Vestibular que vem aí. As inscrições para o Processo Seletivo Unifor 2017.2 começaram no dia 17 de abril. A prova acontece no dia 21 de maio. estudenaunifor.com.br

 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados