Unifor realiza Semana de Responsabilidade Social

Durante a semana, foram apresentados ao público projetos sociais desenvolvidos na Universidade nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e meio ambiente.

un254-26

Desde sua fundação, a questão da responsabilidade social caminha lado a lado com a Universidade de Fortaleza. A Instituição desenvolve projetos e ações que buscam socializar o conhecimento produzido na Universidade, reafirmando seu papel social, ampliando seus benefícios às comunidades e ajudando a transformar realidades. Dentro dessa perspectiva, a Unifor promoveu, de 14 a 19 de setembro, a Semana de Responsabilidade Social, como parte da campanha nacional instituída pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

un254-25

O evento apresentou projetos sob o tema “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”, definido a partir da frase de Franz Kafka. A realização ocorreu a cargo da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor. A proposta foi engajar os alunos da Unifor, apresentar os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Edson Queiroz e incentivar a interação da comunidade acadêmica com essas ações. “É importante frisar que o conceito não deve ser confundido com filantropia ou simples assistência social. Aqui, na lógica do ‘é melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe’, entende-se responsabilidade social como um processo contínuo e de melhoria da Instituição na sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros”, declarou o chefe da Divisão, prof. Carlos Eufrásio, referindo-se aos objetivos do evento.

“O conceito de Responsabilidade Social, talvez mais atual e abrangente, ilustra não apenas o compromisso do segundo e terceiro setores com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente”, acrescentou Eufrásio. Em razão disso, foram realizadas exposições e venda de materiais recicláveis, como vassouras e camisetas fabricadas com garrafas PET, durante toda a semana do evento. Também foram distribuídos, como parte de divulgação do evento, diversos papéis semente.

Outra vertente bastante trabalhada pela Semana de Responsabilidade Social foi a que contempla a prática de esportes. O Ginásio Desportivo da Unifor recebeu campeonatos com os jovens da Escola de Esportes da Comunidade do Dendê e adjacências, em um projeto da Vice-Reitoria de Extensão, além de atividades de fisioterapia e psicologia realizadas com as crianças da Escola Yolanda Queiroz. “Eles passam o semestre aprendendo e esse é o momento de se mostrarem na competição e se sentirem mais à vontade com os amigos. O impacto social disso é imenso! Estamos tirando essas crianças da rua, da ociosidade e trazendo pro esporte. Aqui também é um futuro pra eles, que estão dentro da Universidade, e podem crescer para se tornar futuros universitários, inclusive no esporte”, esclareceu Renata Sampaio, supervisora do projeto Escola de Esportes.

un254-23

Durante o período do evento, vários serviços organizados pelo Escritório de Prática Jurídica (CCJ) estiveram disponíveis para a comunidade, contemplando a saúde da população (vacinação, cuidados com a glicemia e a pressão arterial), tratamentos estéticos (massagens, cuidados faciais, oficina de fotoproteção). A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz também recebeu um balcão de atendimentos, onde era possível emitir documentos como CPF, Identidade e Certidão de Nascimento, além dos serviços do Instituto Embelleze e da Coelce.

A abrangência da Semana de Responsabilidade permitiu a participação de públicos de várias idades, com programas específicos voltados a crianças, jovens e idosos. O projeto também serviu como possibilidade de integração à campanha Doe de Coração, que acontece todo mês de setembro. Houve ainda a participação da Unidade Móvel do Hemoce, presente no campus da Universidade, permitindo a doação de sangue e pregando também a importância de doação da medula óssea. “O evento procura dar maior visibilidade aos projetos de responsabilidade social da Unifor, que em seus 42 anos de existência vem se consolidando no cenário nacional como uma Instituição Socialmente Responsável”, concluiu Carlos Eufrásio, destacando o reconhecimento que a Universidade de Fortaleza tem conquistado com seus investimentos em benefício da comunidade.