Programa de Apoio à Gestante esclarece dúvidas de futuras mamães

Voltado para funcionárias da Universidade, o programa aposta na troca de experiências entre as participantes para aprofundar temas ligados à gestação e maternidade.

un25227

A chegada de um novo membro à família traz consigo muitas dúvidas, especialmente quando se trata do primeiro bebê. Buscando minimizar as incertezas e ansiedades de um momento único, a Universidade de Fortaleza, por meio da Divisão de Recursos Humanos promove, desde 2012, o Programa de Atenção à Gestante. Voltado para funcionárias técnico-administrativas, docentes, além de dependentes (esposa, filhas), o programa oportuniza encontros para informar e trocar experiências sobre gestação e maternidade.

Importância do pré-natal, saúde bucal, mudanças físicas, alterações de humor, sexualidade, depressão pós-parto, amamentação, imunização, entre outros assuntos são debatidos durante os encontros, que acontecem, normalmente, uma vez por mês. Cada encontro traz uma temática diferente.

Além de oferecer suporte às mamães, o programa foi pensando como uma forma de cuidar da saúde das funcionárias da Universidade, visando a minimização de riscos e problemas na gestação por falta de informação. De acordo com o analista de RH que está a frente do projeto, Igor Gomes, a variedade de conhecimento que os encontros proporcionam é um dos pontos fortes do programa. “Ao final do programa, além da bagagem de conhecimentos, a mãe também recebe uma bolsa com produtos que irão auxiliá-la nos primeiros dias de vida do bebê”.

A ex-estagiária Nely Guimarães, da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD), acabou de dar à luz o seu primeiro bebê. Ansiosa com a chegada da pequena, a mamãe de primeira viagem viu no programa uma maneira de esclarecer as muitas dúvidas que surgiram com a gestação. “O programa é muito importante. Através dele pude obter muitas informações que eu não sabia. Minha rotina mudou bastante com a gravidez, mais ainda com a chegada da neném. Estou buscando me adaptar”, conta.

Os temas discutidos nos encontros não são focados apenas na criança que está por nascer, mas também na mãe. Atividade física na gestação, alimentação saudável, tipos de parto e anestesia, primeiros socorros com a criança, primeiros cuidados com o bebê, direitos da gestante, aspectos psicológicos da gravidez, saúde e beleza na gestação, o impacto da chegada do bebê na dinâmica familiar, por exemplo, estão entre os temas debatidos.

Ao final do programa, as mamães participantes ganham uma bolsa contendo um kit gestante composto por produtos como absorventes pós-parto, fraldas, pomada contra assaduras, lenços umedecidos, algodão, termômetro, sabonete líquido, shampoo, lavanda, álcool 70%, entre outros.

Programa de Atenção à Gestante

Voltado para funcionárias técnico-administrativas, docentes e dependentes (esposa, filhas). Vale lembrar que os papais interessados são bem-vindos a participar. Mais informações no telefone 3477 3333.

DEPOIMENTO

un25226

“O programa é super legal por que dá a oportunidade de compartilhar muitas experiências. A primeira vez que eu vim tinha acabado de descobrir que estava grávida, foi o momento de ajudar a cair a ficha, a entender que vou entrar em outro momento da vida, que tenho que diminuir o ritmo. Também dá muito reforço emocional, é muito interessante. Essa iniciativa é importante porque conscientiza sobre os cuidados com a gestação tanto físicos como emocionais”.

Janayde Gonçalves, professora do curso de Jornalismo. Espera seu primeiro filho.