Curso de Direito da Unifor recebe nota máxima na avaliação do MEC

Por atender a todos os critérios exigidos, o MEC atribuiu nota 5 ao curso, coroando-o como um dos melhores do Brasil.

un25233

Cada dia mais presente, a internacionalização do ensino na Universidade de Fortaleza ganha ainda mais força com a assinatura de um acordo de cooperação coma Universidade de Lisboa. As duas instituições estreitam laços, permitindo a partilha de experiências e conhecimento entre alunos e professores, por meio de intercâmbio. A ideia é que, inicialmente, sejam beneficiadas as áreas ligadas à Administração e o Direito.

Em abril, o presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), Manuel Meirinho, veio até a capital cearense para, além de firmar a parceria, conhecer o campus da Unifor. “Já havia contatos anteriores entre as duas universidades e a ideia desta visita é reforçarmos as relações de cooperação, que fazem parte de um projeto de internacionalização da nossa Instituição. O Brasil é uma das nossas áreas estratégicas, por razões culturais e de afinidade. Esperamos que este passo venha a se concretizar em várias áreas, em particular em duas: as de ensino e de pesquisa”, explica.

Ainda segundo ele, somente através da visita foi possível ter uma real dimensão tanto da estrutura quanto dos projetos que a Unifor incentiva e cria, o que acabou sendo uma condição fundamental para que o acordo fosse efetivado. “Há muitas universidades que veem a cooperação como um número. Isso, em regra, não funciona. Para fazer cooperações a sério é muito importante que os parceiros conheçam as instituições. Não fazia ideia de que a Unifor tivesse esta dimensão, esta organização e estrutura. Vai ser uma cooperação muito frutuosa”, acredita Manuel Meirinho.

De acordo com Manuel Meirinho, uma grande vantagem que acabou facilitando a parceira entre as duas universidades foi o fato de o Brasil pertencer à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além das duas cidades, Fortaleza e Lisboa, serem geograficamente próximas, se encontrando a apenas 6 horas de distância em voo entre si, o que acaba facilitando o deslocamento dos contemplados pelo projeto. “O Brasil é um grande espaço, um grande mercado. A Unifor é uma universidade muito dinâmica, que apresenta vantagem para nós por ser privada, o que facilita muito os processos de decisão. Estou satisfeito com este polo e com estas magníficas instalações. Vejo que é uma instituição voltada para o futuro e muito aberta à cooperação, em que há boas relações e confiança entre os dirigentes”, avalia.

O presidente da ISCSP ainda ressaltou que as vantagens vão além das barreiras das universidades, acreditando que trarão impactos positivos também na sociedade e no mercado dos países.

Para o vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, prof. Randal Pompeu, ambas instituições só têm a ganhar com o convênio firmado, principalmente os alunos, que terão oportunidade de aumentar conhecimentos em suas áreas de atuação.

“Acreditamos que vamos iniciar pela área de gestão. O programa de Mestrado e Doutorado em Administração está muito interessado nessa aproximação, assim como a área de Direito. Essa visita foi muito importante para nós, para mostrarmos os nossos professores e alunos. A partir daí, as relações vão se criando e se firmando”, pontua.

DIFERENCIAIS

un25238O curso de Direito da Unifor é ofertado desde 1976. Hoje, conta com um corpo discente de mais de 7 mil alunos. Entre os diferenciais, a graduação apresenta um quadro de professores qualificados e com experiência de mercado. A proposta do curso é fazer uma combinação entre os caráteres teórico e prático, com uma abordagem focada na responsabilidade social. Com dez semestres de duração, os alunos podem vivenciar o exercício da advocacia no Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor. O EPJ atua em parceria com a Justiça Federal do Ceará, através da instalação de um Juizado Especial Federal, oferecendo orientação jurídica, consultas, encaminhamento de processos e apoio psicológico, tudo realizado por alunos sob a supervisão de seus professores.

un25232

“A importância de termos obtido a nota máxima reside no reconhecimento da excelência alcançada através do esforço contínuo de todos os envolvidos: funcionários, professores e gestores. Um curso de Direito que alcança a nota 5 só pode oferecer aos seus alunos o melhor. E é exatamente o que já vem acontecendo há um bom tempo. O aluno do curso de Direito da Unifor sabe que vai encontrar, entre outras coisas de igual importância, professores realmente comprometidos com o seu aprendizado”.

Armando Costa Júnior, professor do curso de Direito.

un25231

“A nota 5 é importante para o currículo e para o mercado de trabalho, mas além disso, temos o reconhecimento do que vivenciamos na prática. Não adianta ser um índice maquiado, esse índice tem que ser efetivo, e é por isso que essa nota deve ser tão comemorada, porque é merecida. Direção do CCJ, coordenação, alunos, Centro Acadêmico, funcionários, vice-reitoria, um universo de pessoas que atuam e que fazem com que essa nota tenha um significado porque é o resultado do esforço de todos. Isso tem valia para os que são alunos, para os que já saíram, para os que querem entrar. Meu sonho é voltar e ser professor do curso. Esse é um exemplo do sentimento que a Unifor deixa nos alunos”.

Simião Cavalcante, aluno do 7º semestre do curso de Direito.