EDITORIAL | Novos semestres, novos sonhos

Primeira edição do semestre 2015.2. A alegria estampada na face dos professoresdo Curso de Direito, e reverberada na página 3 do Unifor Notícias, com a conquistada nota máxima atribuída pelo MEC. Assim é a caminhada em busca da excelência,do ensino de qualidade que tem como base a dimensão e a estrutura que a Unifor oferece.

Destaque para a matéria da Professora Uinie Caminha, também do Curso de Direito, profissional indicada pelo Senado Federal para integrar a comissão de juristas na elaboração do anteprojeto do Novo Código Comercial Brasileiro. Foi escolhida entre os profissionais que atuam na área de direito empresarial no País. A professora Uinie, o Curso de Direito e a Unifor estão de parabéns!

Um elo que garante o fortalecimento do ensino da graduação é a prática junto aos projetos de pesquisa. No CCT, o NPT (Núcleo de Pesquisas Tecnológicas) desde cedo congrega os alunos para uma atuação que integra teoria e prática. A matéria é esclarecedora para os alunos de todos os semestres que desejam se apropriar do passo a passo das pesquisas e dos diversos programas de apoio e incentivo à iniciação científica.

Na relação intrínseca entre graduação, pesquisa e extensão desponta mais uma das ações culturais, o encerramento do XVII Festival Eleazar de Carvalho na Unifor, com o brilhantismo de sempre. É um programa de grande importância para os músicos e amantes da música que os novos alunos devem conferir, novamente, próximo ano.

Nossa capa é a nova denominação do Espaço Cultural Unifor, que muito apropriadamente passa a se chamar Espaço Cultural Airton Queiroz. Amante das artes desde muito jovem, o chanceler da Universidade de Fortaleza iniciou uma coleção particular e uma coleção para a Fundação Edson Queiroz, que hoje detém um rico acervo de artes visuais, meticulosamente adquirido a partir de um olho estético que prioriza o belo e não apenas a novidade ou o modismo. O Acervo da Fundação Edson Queiroz reúne 700 peças entre pinturas, gravuras e esculturas, criadas pelos mais representativos nomes da arte brasileira e internacional. No momento, peças desta coleção estão sendo expostas na Pinacoteca de São Paulo. No dia 26 deste mês teremos a abertura da exposição Pele do Tempo, da artista plástica Adriana Varejão, reconhecida internacionalmente por seu viés contemporâneo muito especial. Confira!

Até a próxima edição. Bom semestre!

Erotilde Honório

Diretora de Comunicação e Marketing