Banner

TV Unifor celebra 10 anos de destaque entre as televisões universitárias

A TV engloba trabalhos acadêmicos produzidos por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Audiovisual e Novas Mídias.


un255-18

 

Comunicar de forma inovadora: esse é o principal objetivo da TV Unifor, que comemora 10 anos de existência como uma das TVs universitárias mais reconhecidas do país. Com programas que utilizam experimentação em audiovisual para transmitir informações, o canal celebra o reconhecimento e as parcerias que conquistou durante sua trajetória e a estreia de novos programas.

 

Estruturada em agosto de 2005, a TV Unifor é um veículo de comunicação da Diretoria de Marketing da Universidade de Fortaleza e engloba trabalhos acadêmicos produzidos por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Audiovisual e Novas Mídias. Sua grade de programação é variada, com programas como Panorama, que explora pontos de vista opostos sobre determinado tema; Papo Saúde, que tem como foco abordar qualidade de vida; Palavreado, que explora temas e visões diversas de maneira descontraída; Pense Verde, que aborda temas relacionados ao meio ambiente; e Mundos Possíveis, que atenta à causas cidadãs e culturais, Unifor Esporte, Jornal ao Vivo, Documentário, entre outros. Ao todo, são cerca de dezoito atrações.

 

Para os alunos, a experiência de participar de uma emissora televisiva é gratificante. “Trabalhar na TV Unifor tem sido um dos maiores presentes que cursar Jornalismo pôde me proporcionar. Foi a concretização de muitos sonhos antigos e um intenso aprendizado das mais diversas técnicas que compõem a narrativa contada pelas imagens e vozes da televisão. Firmei novos laços, construí amizades que perpassam as horas de estágio e encontrei mestres que educam com empatia e muita paciência. Viver alguns semestres da faculdade nesse espaço é um desafio que recomendo”, declarou a aluna Beatriz Santos, que atualmente cursa o sexto semestre de Jornalismo e já apresentou o programa Mundos Possíveis, que também é transmitido pela TV Diário.

 

“A nossa intenção é abrir possibilidades para projetos audiovisuais. Trabalhamos com vários temas e diversos assuntos, com gente da Publicidade, Jornalismo e Audiovisual. Existe a pegada de cada um desses cursos e que atrai esses alunos para a nossa TV. Nos preocupamos com o caráter de experimentação, de dar possibilidade para que os alunos, a partir de princípios aprendidos durante seus cursos, tragam um método diferenciado, que quebre um pouco o lugar-comum de apresentação. Nosso princípio é que os alunos compreendam e tentem trabalhar as pautas que são escolhidas por eles, junto com os professores, de uma forma mais inusitada”, declarou a professora Helena Cláudia Santos, que é a atual coordenadora da TV Unifor. O time de professores-orientadores é composto também por Adriana Helena, Wilton Martins, Márcio Acselrad e Janayde Gonçalves.

 

A TV Unifor destaca-se também por sua ampla estrutura. São três salas de edição, estúdio, redação, sala de reuniões, coordenação, central de equipamentos, sala de cinegrafistas, central de produção de programas (que inclui Switch [controle de gravações] e Master [controle de programação]) e mais dois ambientes que atualmente ganham relevância: um camarim recém-construído, onde os alunos preparam-se para as gravações, e uma sala de fonoaudiologia, onde os repórteres possuem acompanhamento com a profissional Silvia Capistrano, em uma ação que surge como diferencial entre os canais de televisão universitários.

 

“A TV Unifor é mais do que um orgulho para a Universidade de Fortaleza. Como a própria Unifor, cujo compromisso é oferecer o que temos de melhor a nós mesmos, às nossas comunidades e ao mundo, a nossa TV universitária foi além do esperado do ponto de vista acadêmico e institucional, sendo uma referência nacional no seu segmento. Tudo isso é feito a partir de uma visão transdisciplinar que é, em síntese, o DNA desta grande instituição de ensino, e que tem uma emissora a altura dessa missão”, declara, com orgulho, o professor Wagner Borges, que é coordenador do curso de Jornalismo e reconhece a importância da estrutura de qualidade do canal.

 

Reconhecimento e Visibilidade

 

Nesses dez anos, o canal acumulou diversos destaques memoráveis, como a premiação do programa Panorama, que logo em seu primeiro ano de exibição conquistou o primeiro lugar em categoria nacional na Intercom (Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação) e a Menção Honrosa ao programa Palavreado na 18ª edição do festival Gramado Cine Vídeo, entre outras conquistas. O sucesso da programação trouxe as produções Panorama, Pense Verde e Mundos Possíveis para o canal aberto TV Diário, assim como possibilitou a ampliação de transmissões em TV fechada, que passaram a ser pelo Canal Universitário 14 da Multiplay e canal 183 da NET.

 

O material produzido pela TV Unifor também chega aos seus parceiros, como Itaú Cultural, TV Assembleia, Canal Futura e outros, incluindo a Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU). “Acho que ao longo desses 10 anos estamos conseguindo visibilidade. Primeiro internamente, para que a Universidade entenda que tem uma TV, pois muita gente ainda não sabe. Os programas começaram a migrar para a TV aberta e a Universidade começou a solicitar a TV Unifor para eventos, palestras. Agora estamos transmitindo conteúdo ao vivo, disponibilizando no Youtube. Começamos a crescer”, acredita Helena Cláudia a respeito da evolução do canal. Um ponto alto e grande exemplo dessa visibilidade foi a realização de um especial sobre os 10 anos da TV Unifor pelo Canal Futura, que veio para Fortaleza e gravou uma edição inteira do programa Sala de Debates no campus da Universidade. Recentemente, a TV Unifor foi incorporada pela Diretoria de Comunicação e Marketing da Unifor.

 

 

 

DEPOIMENTOS


un255-17

 

 

“Entrar na TV Unifor foi entrar no mundo do real jornalismo para mim. Foi através dela que consegui perceber uma pessoa que é realmente apaixonada pelo seu trabalho. É um local incrível para se aprender a fazer televisão, algo que eu sempre acreditei que poderia fazer. Além de conhecer pessoas do meio jornalístico e também crescer, criar responsabilidades e, acima de tudo, aprender a ser profissional. É o começo da jornada, a base que se constrói para poder construir um futuro. Gratidão e orgulho resumem os sentimentos por trás dessa casa”.

 

Renato Borges, integrante do programa TV Unifor Esporte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

un255-16

 

 

 

“Trabalhar na TV Unifor me abriu um leque de possibilidades. Pude começar a trabalhar com produção, ramo que eu sempre almejei como jornalista e profissional, além de poder realizar matérias, checar as fontes e fazer grandes contatos profissionais, para aprender como funciona o mercado de trabalho”.

 

Lucy Anna Latorre, integrante do programa Panorama.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

un255-15

 

 

 

“Participar da TV Unifor é uma experiência incrível. Aqui a gente aprende na prática como é a rotina de uma emissora de TV com a orientação dos professores e da fonoaudióloga. Eu estou aproveitando ao máximo todo o aprendizado que estou conquistando no canal, chegar ao mercado de trabalho com uma boa bagagem”.

 

Diana Siqueira, integrante do programa Palavreado.

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados