Banner

Curso de Farmácia alcança excelência

Com nota máxima em avaliação do Guia do Estudante, curso de Farmácia da Unifor destaca-se por sua estrutura e possibilidades ofertadas aos alunos.


un255-20

Destaque entre os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o curso de Farmácia proporciona aos seus alunos diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. O profissional farmacêutico está presente na produção de cosméticos, medicamentos, alimentos industriais e em outras áreas, podendo atuar também com a medicina do trabalho e até mesmo envolver-se no campo de análises alheias à criminologia, como vemos em seriados de televisão.

 

A graduação na área encontra caminho para diferentes posições no mercado de trabalho, como nas áreas de assistência farmacêutica e de atuação hospitalar e industrial, que atualmente encontram-se em ascensão. O desempenho profissional não se restringe ao desenvolvimento de novos fármacos e formulações em indústrias farmacêuticas, estendendo-se à posição de gerente ou técnico responsável pelo controle de qualidade de um produto, por exemplo. As múltiplas áreas de atuação, incluindo a de pesquisa, encontram possibilidade de treino e desenvolvimento no espaço provido pela Unifor.

 

Atualmente, a excelência do curso de Farmácia foi comprovada com a avaliação do Guia do Estudante, que atribuiu nota máxima (cinco estrelas) ao seu desempenho. “Os laboratórios e salas de aula aqui são incomparáveis. Existem alunos que voltam de experiências internacionais e dizem que nossa infraestrutura nada deixa a desejar. São salas extremamente bem equipadas, que se destacam como um fator facilitador para a pesquisa científica. Uma estratégia fundamental para a formação de futuros farmacêuticos e também de futuros pesquisadores altamente qualificados”, declara o coordenador do curso, Prof. Otacilio Benvindo, que é mestre em Farmacologia.

 

De acordo com ele, grande parte do diferencial do curso está na qualidade do corpo docente e na multiplicidade de estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem, com forte integração das disciplinas e áreas de conhecimento. “Além de todos os diferenciais, o curso de Farmácia da Unifor ainda oferece disciplinas de gestão de serviços farmacêuticos, em que o aluno entra em contato com o universo do empreendedorismo, aprende a ser gestor do seu próprio negócio”, acrescentou.

 

O curso também ganhou reconhecimento externo em razão dos serviços de atenção farmacêutica e farmácia comunitária prestados no Núcleo de Atenção Média Integrada (NAMI), além da Farmácia Viva Lúcia Gurgel, que é considerada a grande potência entre os espaços laboratoriais. A Farmácia Viva surgiu como um projeto-piloto nativo do curso, criado há mais de duas décadas e mantido numa parceria entre a Universidade de Fortaleza e a Prefeitura de Fortaleza. A atividade é pioneira no Ceará e consiste no emprego científico de hortos, seguindo três modelos: o fornecimento para a comunidade de plantas medicinais in natura junto com as informações sobre o uso;

a produção de “drogas vegetais” por meio do tratamento (secagem e trituração) de plantas; e o preparo laboratorial de fitoterápicos. Vale ressaltar que, nesse horto, todas as plantas têm certificação botânica, garantindo que as espécies possuam de fato suas propriedades medicinais.

 

Para os estudantes, participar da Farmácia propicia uma experiência única de aprendizado: “O aluno tem um campo de estágio onde ele vê o fluxo do medicamento de maneira completa. Ele realmente participa de todas as etapas: analisa a planta, produz o medicamento, faz o controle de qualidade. Uma coisa interessante que temos notado é que o aluno se envolve, assumindo uma responsabilidade grande para garantir que os medicamentos tenham qualidade”, explicou Wellyda Aguiar, professora responsável pela atual supervisão do programa.

 

A matriz curricular do curso de Farmácia também incentiva estudos relacionados à diversidade e sociedade, com matérias como “Universidade, Saúde e Sociedade”, “Ambiente e Hereditariedade” e “Diversidade Humana e Saúde Coletiva” ofertadas aos alunos. Para a estudante Thaynara Saldanha, que atualmente cursa o 6º semestre, os diferentes assuntos abordados pelos professores contribuem diretamente com a dinâmica presente em sala. “Acho que a quantidade de professores contribui muito para o aprendizado dos alunos, pois eles atuam ensinando em áreas diferentes.

 

A coordenação está sempre se renovando em questão de dinamicidade dentro da sala de aula, promovendo metodologias ativas para melhorar o aproveitamento dos alunos, sem contar na disponibilidade dos responsáveis. A estrutura da Unifor diante do que o curso de Farmácia precisa é excelente, pois oferece o espaço necessário e organizado para aulas práticas e teóricas”. A aluna contou também que faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET), que é ministrado pela professora Angelina Medeiros e sustenta-se nos três vetores mais importantes na carreira acadêmica e amplamente explorados pela Universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

“Nós temos projetos em andamento como, por exemplo, a realização semanal de atenção farmacêutica aos pacientes do NAMI. Os casos que encontramos nesses atendimentos são estudados pelos alunos e discutidos. Também realizamos, a partir desses casos clínicos, um evento chamado ‘sessões clínicas’, onde o ‘PETiano’ leva para a comunidade acadêmica o caso, as fisiopatologias do paciente e seus medicamentos”, concluiu Thaynara, evidenciando também o engajamento dos alunos em atividades de monitoria e a possível oferta de bolsas para integrantes do Programa.

 

 

 

PRODUTOS PRODUZIDOS NO CURSO DE FARMÁCIA

 

Creme de Aroeira: excelente contra o odor nas axilas e rachadura nos pés, é indicado nas infecções cutâneas como espinhas, micoses, acnes, etc.

 

Pomada de Confrei: devido à sua atividade anti-inflamatória, o confrei pode tratar contusões musculares, assim como também artrite e artrose.

 

Sabonete líquido e tintura de Alecrim Pimenta: desempenha forte ação antimicrobiana contra fungos, bactérias e larvas de mosquito da dengue (Aedes aegypti). Portanto, é indicado como antisséptico, sendo também eficiente no tratamento da acne, panos brancos, impigens, sarna infectada, caspas e do mau cheiro nas axilas, pés e virilhas.

 

Tintura de Malva Santa: estimulante da digestão e do apetite, é eficiente no tratamento de úlceras estomacais, dispepsia, azia, gastrite, mal-estar gástrico, ressaca, etc.

 

Xarope de Chambá: indicado no tratamento de problemas nas vias respiratórias, além de casos de afecção nervosa, afta, catarro bronquial, corte, dermatite, ferida, problemas de fígado, gota, gastralgia, insônia, etc.

 

Elixir de Cidreira: com propriedades analgésicas, é muito utilizado para acalmar o sistema nervoso. É ideal para quem sofre com dores de cabeça, ansiedade e depressão ligeira. Alivia dores e inflamações, regula a menstruação e combate o mau hálito.

 

Tintura de Mororó: de efeito hipoglicemiante, é indicada para os diabéticos do tipo melitus II, pois induz o pâncreas a produzir mais insulina. Útil no tratamento de afecções renais e urinárias, catarro, colesterol, constipação intestinal, diarréias, elefantíase, moléstias da pele, mordidas de cobra, parasitoses intestinais, etc.

 

 

 


DEPOIMENTOS


un255-21

 

 

 

“O que eu gosto mais no curso de Farmácia é a forma como ele se apresenta para nós desde o início. Já temos noção, desde cedo, da vivência e do papel do farmacêutico, da forma como nossas disciplinas estão integradas, do convívio, da interação com os professores, da disponibilidade, das oportunidades de estágio, tanto dentro quanto fora da Unifor, já que a universidade é bem vista no mercado. É uma forma muito legal de ver o curso, assim como as palestras e conteúdos que sempre são ministrados de forma inovadora.

 

Lisandra Juvêncio, aluna do 6º semestre do curso de Farmácia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

un255-19

 

 

“Eu escolhi a Unifor pelas oportunidades que ela disponibiliza aos alunos, tanto na questão de bons professores e pesquisa, quanto na questão da prática, que é muito boa, e tem laboratórios super bem equipados. Também existem as oportunidades que a gente tem, sendo aluno da Unifor, fora do espaço da Universidade, porque o mercado quer profissionais qualificados e a Unifor oferece isso. Nosso ensino aqui é muito bom e temos vivência desde a parte dos fitoterápicos e análises clínicas até o estágio em cada uma dessas áreas. Já sairei daqui preparada para o mercado”.

 

Marilia Diógenes, aluna do 4º semestre do curso de Farmácia.

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados