Banner

Universidade de Fortaleza: a décima melhor do Brasil*

 Unifor é eleita, pela quarta vez consecutiva, a melhor universidade particular do Norte e Nordeste. De acordo com o Ranking Universitário Folha, a Unifor é a décima melhor universidade particular do Brasil.


un254-21

 

Já se vão 42 anos desde que a Universidade de Fortaleza foi criada. Sua história, marcada pelo empreendedorismo, teve início quando, em mais uma demonstração de visão, o empresário Edson Queiroz decidiu fundar uma universidade, tendo como motivação principal o desenvolvimento da região por meio da formação de mão de obra qualificada. Desde sua fundação, em 1973, foram mais de 70 mil graduados, profissionais comprometidos e atuantes nos processos de mudanças sociais, econômicas e culturais da região Nordeste e do Brasil. Tendo à frente, desde 1982, o chanceler Airton Queiroz, a Universidade de Fortaleza iniciou um processo de expansão de projetos nos eixos do ensino, pesquisa e extensão. Cursos foram criados e a infraestrutura ampliada, tornando-se única.

 

Cursos de pós-graduação foram desenvolvidos, além de estimulada a internacionalização do ensino e incentivada a prática esportiva. A inovação, o conhecimento, o amor pela cultura e artes, a objetividade, as ações motivadas pela coragem de arriscar no melhor e o compromisso social pautaram o chanceler Airton Queiroz na solidificação da Universidade, que hoje é referência ainda no que toca à apreciação das artes e no desenvolvimento de projetos que beneficiam diretamente a comunidade com impactos sociais expressivos.

 

Reconhecimento Nacional – Não à toa, hoje a Unifor é reconhecida nacionalmente. Pelo quarto ano consecutivo, o Ranking Universitário Folha consagrou a Universidade de Fortaleza como a melhor instituição de ensino particular das regiões Norte e Nordeste. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de São Paulo e divulgada no dia 14 de setembro. De acordo com o mesmo ranking, a Unifor é a 10ª melhor universidade particular do Brasil. Para o vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá, o resultado é fruto da constante busca da Unifor por um patamar de excelência. “Excelência para nós é prática cotidiana, é aperfeiçoamento de processos em busca dos melhores resultados para nossos alunos, professores e para a comunidade a quem assistimos. Rankings como o da Folha reiteram esse trabalho, trazem evidências sobre o nível alcançado de seus programas e produtos”, pontua ele.

 

un254-14

 

O Ranking Universitário Folha 2015 classificou as 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação. Durante oito meses, os estabelecimentos de ensino foram avaliados em cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização.

 

“Em todas as dimensões, o RUF pontua com destaque as ações da Unifor. De minha parte, fico muito orgulhoso porque houve uma evolução muito significativa no componente ‘qualidade de ensino’ de 2014 para 2015 e acredito que isto foi decisivo para o atual posicionamento da instituição entre as dez melhores. Isto significa que apresentamos excelentes resultados no que diz respeito à dedicação e titulação de nosso corpo docente, o resultado da avaliação de nossos alunos diante do MEC e a imagem dos nossos cursos de graduação diante dos avaliadores”, explica o professor Henrique Sá.

 

Conduzido pelo Datafolha, o levantamento avaliou 24 cursos de graduação da Unifor: Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sociologia e Turismo. Todos obtiveram alta relevância no ranking de avaliação de mercado.

 

 

DEPOIMENTOS

 

“As cinco estrelas que o curso de Farmácia obteve se devem a sua infraestrutura, qualidade e capacitação do corpo docente. Os laboratórios e salas de aula são incomparáveis, existem alunos que voltam de experiências internacionais e dizem que nossa infraestrutura nada deixa a desejar. São salas extremamente bem equipadas que dão suporte tanto para as aulas práticas quanto para as pesquisas. Possuímos no NAMI o serviço de Atenção Farmacêutica, a Farmácia Comunitária e o Laboratório de Análises Clínicas, além da Farmácia Viva Lúcia Gurgel que funciona como uma indústria escola, um grande parceiro no desenvolvimento de nossos profissionais. O corpo docente é constituído por mais de 70% de doutores, que passam por programas de capacitação, e também oferecemos programas de extensão muito valiosos para a formação dos alunos”.

 

Otacilio Benvindo Deocleciano Júnior, coordenador do curso de Farmácia.

 

 

 

 

 

 

 

“Essa conquista foi alcançada pelo empenho e comprometimento de uma equipe docente sempre engajada em aprimoramento contínuo e dedicação incessante ao nosso principal objetivo: auxiliar na formação dos nossos discentes, para que se tornem profissionais de excelência e que possam refletir no mercado de trabalho a formação oferecida nessa Instituição. A utilização de metodologias de ensino e aprendizado, que faz com que o discente seja um microgestor do seu aprendizado, e a infraestrutura dos nossos laboratórios e campos de práticas, agregados a um corpo docente qualificado, impactam de forma marcante e positiva no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos alunos. Vale salientar a união entre nossos docentes, funcionários e discentes para que nosso curso pudesse refletir esse resultado final. Parabéns a todos!”

 

Kátia Castelo Branco Machado Diógenes, coordenadora do curso de Fisioterapia.

 

 

 

 

 

 

 

“As 5 estrelas que o curso de Publicidade e Propaganda recebeu no Guia do Estudante da Editora Abril é o reconhecimento de um trabalho cotidiano desenvolvido por professores e estudantes em sala, projetos e pesquisa e extensão. É uma visibilidade fantástica para a Unifor e para o curso, mostra como temos profissionais competentes, alunos dedicados e uma estrutura que nos diferencia. Acredito que o bom trabalho que desenvolvemos no curso entra em sintonia com o conjunto da Universidade. O campus, o Espaço Cultural, o apoio para a formação continuada de nossos profissionais, o incentivo à pesquisa e os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Edson Queiroz conferem uma visão crítica de mundo aos nossos alunos, que saem da Universidade não só preparados para o mercado de trabalho, mas com a capacidade de modificá-lo.”

 

Alessandra Oliveira Araújo, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda.

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados