Alunos apresentam trabalhos em evento da Fundação Clinton

A Clinton Global Initiative University (CGIU) reuniu universitários e professores de todo mundo na Northeastern University, em Boston

Album-Boston-e-NY--295

Fotografia / Pós-Unifor

Quinze alunos da Pós-Unifor participaram de 13 a 15 de outubro de mais uma edição do CGI U, evento organizado pela Fundação Clinton, parceira da Universidade de Fortaleza, dessa vez, na Northeastern University, em Boston. O evento, que recebeu mais de 1.100 alunos de todos os lugares do mundo, tratou de temas como educação, meio ambiente e mudanças climáticas, paz e direitos humanos, redução da pobreza, e saúde pública.

Entre os trabalhos dos alunos da Pós- -Unifor aprovados, destacam-se os temas relacionados ao emponderamento de jovens e mulheres em comunidades carentes de Fortaleza, consumo responsável e sustentabilidade, educação e saúde. Para o aluno Carlos Pimentel, do Mestrado Profissional em Administração, a seleção de seu trabalho comprovou que, mesmo no mundo empresarial, é necessário pensar em ações e projetos que resultem em benefícios para a sociedade como um todo.

Seu trabalho consiste na utilização de resíduos (borra) da produção de tintas imobiliárias à base de água na fabricação de tijolos sustentáveis. “A ideia partiu do conhecimento da realidade de uma comunidade carente beneficiada por meio de ações da comunidade religiosa da qual fazemos parte, e vontade de propor algo inovador. Aliando sustentabilidade e compromisso social, buscamos a melhoria da segurança alimentar desta população e consequente evolução de seu desenvolvimento”, destaca Carlos.

Também com o intuito de impactar positivamente uma comunidade, a aluna Ana Paula Gomes, do Doutorado em Direito Constitucional, apresentou o projeto “Mediação em Rede”, que busca explicar para os moradores da cidade de Quixadá, interior do Estado, como funciona mediação de conflitos. “Saber que um projeto realizado no interior do Ceará foi apresentado internacionalmente nos passa um sentimento de realização e nos mostra que vale, sim, o esforço e nos motiva a continuar trabalhando”, explica Ana Paula.

Para a vice-reitora de Pós-Graduação, Lilia Sales, a Universidade de Fortaleza, como única instituição de ensino do Brasil parceira da Fundação Clinton, estimula seus alunos a desenvolverem projetos e ações que impactem positivamente na sociedade, propondo soluções para resolução de problemas locais com potencial de impacto global. “A tendência é que a cada ano o número de trabalhos submetidos aumentem e que os alunos representem, internacionalmente, o Brasil e o nosso Estado. Essa é a proposta da Pós-Unifor, Líderes que Transformam”, enfatiza.

CGIU

O Clinton Global Initiative University surgiu em 2007 baseado no modelo de sucesso do Clinton Global Initiative, uma reunião de líderes mundiais para solucionar problemas globais. O CGIU funciona de forma semelhante, mas visando desenvolver a próxima geração de líderes em universidades ao redor do mundo.

Lista de projetos da Pós-Unifor aprovados pela Fundação Clinton

• Sharing Stories: conversas que reúnem as famílias
• Salve a Caatinga
• Gotas de esperança: água, arte e cultura