Banner

Dias de conhecimento e troca de ideias

 MUNDO UNIFOR 2017 reuniu de 16 a 21 de outubro alguns dos pensadores mais influentes da atualidade no Brasil. Foram dias de muita troca de ideias e conhecimento, beneficiando não só alunos e professores da universidade de fortaleza mas visitantes de instituições públicas e privadas de ensino do ceará. A extensa programação contemplou ainda arte e cultura, com shows, performances artísticas e literatura. Confira o melhor do Mundo Unifor 2017.

Fotografia: Ares Soares

 

 

 

Música e Poesia

 

Marcelo-Jeneci_01

 

O artista e instrumentista Marcelo Jeneci realizou apresentação artística para cerca de 1.500 pessoas na Praça Central da Universidade. O artista apresentou músicas conhecidas por seus fãs, como “Felicidade”, “O Melhor da Vida” e “Feito para Acabar” em novas versões, além de canções inéditas e regionais, que animaram o público presente.

 

 

 

 

 

 

Tecnologia e Internet

 

Silvio-Meira_02

 

 

Para dissertar sobre tecnologia e sua relação com o ser humano em futuro próximo, Silvio Meira fez diversas reflexões entre o futuro da relação entre a internet e as pessoas, bem como os pré-requisitos das plataformas digitais que poderão ser necessários em futuro próximo, além de diversos assuntos relacionados à tecnologia da informação”.

 

 

 

 

 

 

Cinema e Criatividade

 

Giuliano-Cedroni_02

 

O diretor e roteirista Giuliano Cedroni, autor da série de documentários que retrata a terceira idade no Brasil, discutiu o processo da construção da narrativa do projeto, desde a sua apuração e pesquisa até o processo de finalização do trabalho apresentado para a HBO/Canal Max.

 

 

 

 

 

 

O Robô Laura

 

Jacson-Fressato_01

 

O arquiteto de sistemas Jacson Fressatto contou toda a história por trás do robô Laura, primeiro robô com inteligência artificial gerenciador de riscos do mundo, criado após a morte da filha do palestrante. Ele informou os bons resultados obtidos pelo robô no controle de doenças infecto-contagiosas em hospitais.

 

 

 

 

Performace Poética

 

Arnaldo-Antunes_02

Com sons, imagens, música e poesia, o músico e poeta Arnaldo Antunes lotou o Teatro Celina Queiroz para realizar performance poética, que envolveu jogo de palavras, objetos simbólicos, luzes, entre outros artifícios para alcançar o público pelo sensorial.

 

 

 

 

 

 

Era do Imprevisto

 

Sergio-Abranches_01

 

O sociólogo Sérgio Abranches realizou palestra sobre diversos assuntos que envolveram a importância da democracia participativa e da sustentabilidade social. O palestrante compartilhou previsões, destacou a efemeridade do tempo e relacionou as mudanças causadas principalmente pelas plataformas digitais com as prioridades do ser – humano.

 

 

 

 

 

Modernidade e Felicidade

 

Contardo-Calligaris_01

 

O psicanalista Contardo Caligaris abordou diversos temas contemporâneos sobre o mal-estar e a repressão do ser humano na contemporaneidade, além de redes sociais, família e felicidade. Ele fez referências a filmes, livros e autores ligados à psicologia.

 

 

 

 

 

Medicina, Cordel e Cantoria

 

Paola-Torres_01

 

A professora Paola Torres, do corpo docente da Unifor, apresentou show misturando cordel e medicina, a fim de tornar o aprendizado lúdico e regional. Ela apresentou músicas de roda e cirandas e recitou versos cordelistas sobre sua infância e as dificuldades e doenças do povo sertanejo.

 

 

 

 

E mais...

 

 

 

 

 

Moda Sustentável

 

O empresário de moda André Carvalhal defendeu a prática sustentável de design de moda, a fim de destacar os impactos culturais e ambientais, bem como seus propósitos sociais. Ele compartilhou experiências e filosofias sobre seu trajeto na área de marketing e moda e explicou sobre o processo de criação dos livros “A Moda imita a vida” (2014) e “Moda com Propósito” (2016).

 

 

 

 

 

 

 

Filosifia e Atualidade

 

A filósofa Marcia Tiburi compartilhou suas reflexões acerca da situação política nacional e fez alusões ao seu livro “Como Conversar com um fascista - Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro” (2015), relacionando suas opiniões à ética, política, feminismo e educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalismo Político

 

A professora Fernanda da Escóssia dividiu suas experiências e conhecimentos acerca das atividades de um jornalista político em oficinas realizadas para alunos e professores da Unifor. Ela deu dicas e táticas para checagem de informações e diferenciou termos jurídicos que podem confundir estudantes que não possuem familiaridade com a área.

 

 

 

 

 

 

 

Encontros Científicos

 

Os Encontros Científicos tiveram como objetivo divulgar atividades de pesquisas realizadas por alunos, professores e gestores da Unifor e de outras instituições do estado. Foram quatro categorias disponíveis ao participante, entre Pós-Graduação e Pesquisa, Iniciação à Pesquisa, Iniciação à Docência e Práticas Docentes, e os melhores trabalhos concorreram a menções honrosas, tablets e notebooks.

 

 

 

 

 

 

 

Prêmio Airton Queiroz

 

A 20ª Jornada Acadêmica de Odontologia (JAO) premiou a aluna Larissa Bernardo com o Prêmio Chanceler Airton Queiroz, que premia o melhor trabalho entre três selecionados para a categoria Fórum Acadêmico e concede passagem de ida e volta para a reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

 

 

 

 

 

 

 

Cinema

 

A mostra Unifor CinEma teve sua 10ª edição, reunindo produções audiovisuais de alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. O evento contou com a transmissão de curtas-metragens, documentários e videoclipes, sobre violência contra a mulher, ditadura militar, democracia e liberdade.

 

 

 

 

 

 

 

Literatura de Cordel

 

A Unifor organizou oficina de cordel, com o objetivo de encantar e estimular os estudantes a praticarem este estilo de escrita, de caráter histórico, popular e regional no Nordeste. Com a participação do cordelista Klévisson Viana, o curso envolveu palestras sobre a história do cordel e técnicas de escrita.

 

 

 

 

 

 

 

Cidadania Jurídica

 

O Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) promoveu ações de cidadania à comunidade de forma gratuita durante 16 a 21 de outubro. O objetivo foi orientar, tirar dúvidas, mediar conflitos e prestar serviços jurídicos para a população geral.

 

 

 

 

 

 

 

Desafio Escolas

 

O Curso de Educação Física da Unifor realizou em seu Parque Desportivo o Desafio Unifor Escolas 2017, que promoveu competições esportivas entre escolas do Ensino Médio de Fortaleza e Região Metropolitana. As atividades envolveram judô, atletismo, futsal, voleibol e handebol, além de avaliações físicas para os atletas presentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


 


 


 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados