Estímulo à pesquisa

Destaque em sua área, o curso de fisioterapia Unifor se diferencia por diversos motivos, como atividades de monitoria, iniciação científica, grupos de estudo e pesquisa, intercâmbios acadêmicos e a possibilidade de exercer a prática por meio do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). A graduação também alcançou 4 estrelas na avaliação do Guia do Estudante de 2017

ARES9444

O curso de fisioterapia da Universidade de Fortaleza (Unifor) obteve destaque nacional por ter sido considerado o sexto melhor do país e o melhor do Norte/Nordeste entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2017, divulgado em agosto passado. Um dos motivos determinantes é o trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Fisioterapia e Desempenho Humano, segundo a Prof.ª Dr.ª Ana Paula Abdon, líder e uma das pesquisadoras do grupo. O grupo estimula a iniciação científica do corpo discente do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a fim de implantá-la de forma interdisciplinar. O grupo tem ainda os objetivos de analisar o gerenciamento de serviços de saúde prestados pela Unifor e de desenvolver pesquisas relacionadas às diversas vertentes da fisioterapia, de forma individual e coletiva.

Formado por nove professores, o grupo oportuniza aos alunos de graduação a introdução à pesquisa. De acordo com professora Ana Paula, são muitas as competências trabalhadas nas reuniões do grupo, beneficiando indistintamente estudantes e professores. “O aluno trabalha com diversas temáticas de pesquisa e aprimora seus conhecimentos por meio da leitura de artigos, discussão em grupo e debates relacionados à área estudada. O grupo de pesquisa também oportuniza aos alunos do curso a possibilidade de participar de grupos de estudo, organizados pelos professores. Assim, é possível estimular e despertar o interesse da pesquisa no aluno”, ressalta. A professora destaca ainda que as metas do grupo, que envolvem número determinado de publicações e de alunos orientados, têm sido alcançadas, de forma a garantir bons resultados à pesquisa, aos professores e aos alunos participantes. “O grupo se formou e garantiu que as publicações se perpetuassem e que as produções continuassem”, frisa. Certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal órgão público de incentivo à pesquisa no Brasil, o grupo foi criado em 2014 e hoje dispõe de nove professores pesquisadores da Unifor e um convidado, e já contou com a participação de 39 alunos de graduação.

Grupo de Pesquisa em Fisioterapia e Desempenho Humano
Informações: 3477.3207