Dona Toinha: A líder que vai deixar saudades

Atuante na comunidade do dendê desde 1978, dona toinha foi cidadã exemplar, grande parceira da Unifor e querida por todos.

264-foto11

Dona Antônia Agostinho, ou dona Toinha como era carinhosamente conhecida, faleceu no dia 30 de julho deste ano. Querida e admirada no bairro Edson Queiroz e região, a líder comunitária foi personagem presente e influente no Dendê e defensora da educação, segurança e do desenvolvimento social, a fim de garantir o direito à qualidade de vida a todos os moradores do bairro.

A Universidade de Fortaleza e Dona Toinha desenvolveram diversas ações em conjunto, como a reforma do Conselho Comunitário de Defesa Social Celina Queiroz e a ampla divulgação dos serviços dos núcleos especializados da Unifor abertos à comunidade, como o Núcleo de Atendimento Médico Integrado (NAMI), o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) e os cursos do Centro de Formação Profissional. Muito presente no dia-a-dia da comunidade, dona Toinha era um verdadeiro elo entre a Universidade e as famílias do Dendê e mantinha relação de parceria e carinho com os membros da Unifor.

A reitora da Unifor, professora Fátima Veras, conheceu Dona Toinha em 1978, quando era coordenadora do NAMI, que mantém estreita parceria com o Dendê. Ela confirma a participação presente da líder na luta pela saúde básica dos moradores da região: “Ela nos dizia as necessidades [do Dendê] e a gente procurava trabalhar em consonância com a comunidade. Dona Toinha contribuiu demais com a Universidade. Ela foi como uma professora da Unifor, pois tudo que se relacionava com a atenção básica de saúde, ela contribuiu. Era uma figura ímpar e vai fazer muita falta”.

A diretora da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, Mônica Galeão, afirma que a grande maioria de seus alunos é residente no Dendê e que dona Toinha estava sempre presente com a sua forma carinhosa de tratar a todos. “Nunca estava em busca de algo para si, estava sempre em busca de algo para os outros”, comenta. A diretora também reforça a ajuda da líder comunitária em aproximar a escola das famílias das crianças. “Eu admirava muito a dona Toinha. Ela ajudou muito a conciliar a escola com a comunidade”, conclui.

Símbolo de luta e determinação, dona Toinha era querida também por seus parceiros na Universidade. Carlos Eufrásio, coordenador da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, ressalta a importância de Toinha para a garantia de direitos fundamentais da comunidade e explica um pouco como sua imagem inspirava a todos. “Dona Toinha refletia luz, coragem, sabedoria e determinação. Sua admirável força despertava naqueles que estavam ao seu lado a mesma vontade transformadora que possuía. Uma cidadã que deixa legado de ética, compromisso e luta”.

O professor Eufrásio, em homenagem, cita também a poetisa Cora Coralina para referir-se à dona Toinha: “‘Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores’ Descanse em paz, minha querida amiga”.

A herança da líder comunitária não será esquecida, e continuará progredindo na gestão de Raimundo Severo, atual presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social Celina Queiroz. O presidente cita como exemplo o projeto em conjunto com a Universidade de Fortaleza, o Polo de Produção de Vassouras Pet. “Todo esse trabalho e esse conhecimento que eu tenho são graças a ela. Ela foi minha professora e, em homenagem a ela, a gente vai dar sequência a esse trabalho que ela deixou como legado”, finaliza.

Dona Toinha não é só admirada por seus colegas de trabalho. Leandro de Sousa, neto da líder da comunidade, explica um pouco sobre como sua avó teve influência no desenvolvimento do local. “Ela praticamente fundou o bairro. A importância dela é a luta para a melhoria da comunidade, buscando projetos sociais, ajudando os jovens a não ficar na rua e a ficar na sala de aula... E ela sempre teve essa parceria também com a Unifor”.

A imagem de Dona Toinha, apesar de fazer grande falta, não será esquecida pelas pessoas da comunidade ou pelo corpo da Unifor, que é grato por toda ajuda e cuidado que a líder tinha para com o Dendê.