Líderes em direito no Brasil

O programa de pós-graduação em direito da O programa de pós-graduação em direito da Unifor é composto por cursos de mestrado e doutorado e possui o maior conceito capes do norte e nordeste do Brasil na área.

264-foto7

Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor é opção de destaque para aqueles que desejam explorar novos aspectos do ensino e da pesquisa na área. Iniciado em 1999, a partir do curso de mestrado em Direito, e ampliado em 2007 com a implementação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional, o PPGD possui o maior conceito da Capes em uma pós-graduação em Direito no Norte e Nordeste do Brasil.

Direito Constitucional Público e Teoria Política, além de Direito Constitucional nas Relações Privadas, são as duas áreas de concentração do PPGD. A partir delas, o programa conta com seis linhas de pesquisa: Direitos Humanos; Teoria da Democracia; Estado Democrático de Direito no Brasil; Direito Constitucional nas Relações Jurídicas Patrimoniais; Direito Constitucional nas Relações Jurídicas Existenciais; e Direito Constitucional nas Relações Econômicas. Ao todo, são 13 grupos de Pesquisa, que buscam foco na pluralidade de pensamentos existentes na área.

A quantidade de conteúdos abordados pelo programa, assim como os esforços e a qualidade do corpo docente e discente do PPGD em Mestrado e Doutorado tornaram a Unifor um dos dois únicos programas das regiões Norte e Nordeste na área de Direito a atingir a nota cinco na avaliação da Capes. A classificação foi obtida em 2013, após processo contínuo de desenvolvimento e aprimoramento do programa. Muito deste êxito deve-se também à própria política da Universidade de Fortaleza em seus programas de Pós-Graduação, que traz como um dos principais objetivos a formação de pensamento crítico e a prática interdisciplinar de seus pesquisadores, buscando sempre a excelência em conhecimento e o cumprimento das responsabilidades sociais que envolvem o magistério.

Uma das principais características da Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) é a conciliação entre atividades práticas e teóricas, e este aspecto, de acordo com o advogado Vicente Braga, que é aluno de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, é desenvolvido com afinco: “Com certeza, no PPGD há uma preparação firme para a expansão da minha carreira. O aprendizado atingido consegue ser colocado em práticas diárias e melhorar meu trabalho. A convivência com professores e colegas torna o ambiente propício para a troca de conhecimentos. É um programa que vale muito a pena participar, por aprimorar estes conhecimentos e refletir diretamente no dia-a-dia”. Vicente desenvolveu, a partir do programa, plataforma virtual inédita no Brasil, capaz de viabilizar a realização de acordos entre pessoas físicas ou jurídicas envolvidas em litígios judiciais.

Seguindo a visão da Universidade em dispor o melhor corpo docente a seus alunos, os estudantes do PPGD contam com acompanhamento diferenciado dos professores durante todo o curso. “A estrutura física e de corpo docente da Universidade não se compara a nenhuma outra instituição de ensino superior do Estado do Ceará. As renomadas parcerias internacionais aumentam, ainda mais, o nível de profundidade técnica das pesquisas e produções acadêmicas dos alunos. Eles são assessorados, durante todo o período, por profissionais preparados que motivam e inspiram a sermos melhores a cada disciplina. A referência da Instituição no campo profissional aumenta o leque de oportunidades no mercado, sendo diferencial nos currículos, seja para o meio acadêmico ou profissional”, ressalta a advogada Rosalda Pinheiro, aluna do Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional, onde pesquisa na linha de Direito Privado.

Rosalda é ex-aluna do curso de graduação em Direito da Unifor, e o Mestrado Acadêmico já é a segunda Pós-Graduação que ela realiza na Universidade, onde está concluindo também o curso de especialização em Direito e Processo do Trabalho. De acordo com a mestranda, a iniciativa surgiu como incentivo do Programa de Líderes do PPGD. “Além de brilhantes professores e orientadores, temos seres humanos sensíveis às nossas questões, e muito acessíveis, dispostos a auxiliar em nosso desenvolvimento acadêmico e intelectual”, conclui.

“Você concilia teoria com a prática e tem a oportunidade de pesquisar, analisar e propor novas soluções para relevantes questões locais, nacionais e internacionais. O mercado de trabalho exige contínua renovação do saber e a sociedade questiona e requer soluções jurídicas diariamente. O PPGD Unifor é o local ideal para o debate e para a procura de alternativas que conciliam fatos políticos, jurídicos, econômicos e sociais”.

-Professora Gina Pompeu, Coordenadora da Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor.

PPGD EM NÚMEROS

- Desde o início do seu funcionamento até dezembro de 2016, 368 mestrandos defenderam dissertação, 43 doutorandos defenderam tese de doutorado e 2 professores pesquisadores concluíram suas pesquisas de pós-doutorado pela PPGD.

- O balanço final em 2016 indicou que o curso contava com um corpo discente formado por 80 mestrandos, 60 doutorandos e 25 alunos do Doutorado Interinstitucional. O corpo docente, por sua vez, é composto por 20 professores permanentes e 2 colaboradores.

- Na última avaliação trienal da Capes (2010-2012) foi atribuída nota 5 ao Curso de Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional da Unifor.

Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação da Unifor em posgraduacao. unifor.br ou pelo telefone 3477-3139.

Conheça mais sobre o Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional: https://goo.gl/15cpEk