Novo centro de treinamento

O curso de medicina veterinária visa o contato dos alunos com animais desde o primeiro semestre de graduação.

264-foto26

O curso de Medicina Veterinária conta agora com o apoio de um novo bloco: o Centro de Treinamento Veterinário. Com o local, que possui laboratórios de práticas com animais saudáveis, os alunos do curso poderão conviver com animais de diversas espécies desde os primeiros semestres da graduação.

Com a inauguração do novo bloco, a Unifor disponibiliza dois centros de aprendizagem para seus alunos. Logo no primeiro semestre, eles têm contato com animais domésticos de pequeno porte, como cães e gatos, no Laboratório de Habilidades Veterinárias, situado no campus da Unifor. No segundo semestre, os alunos estudam também no novo bloco, com animais de grande porte, como equinos e bovinos, além de aves.

Os dois centros de aprendizagem são preparados para procedimentos de rotina do médico veterinário, como aferição de temperatura e técnicas de manuseio e contenção, agregando conhecimentos básicos da profissão. O foco do novo centro são animais de fazenda saudáveis, vacinados e vermifugados, para que os alunos conheçam a fisiologia perfeita de cada espécie. Nas etapasseguintes, os alunos iniciarão o processo de reconhecimento de sinais e sintomas adversos, lidando com animais doentes.

Os alunos que estiverem em semestres mais avançados receberão o treinamento adequado para trabalhar no complexo. Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifor, professora. Marília Taumaturgo, o aluno precisa, inicialmente, conhecer muito bem o comportamento animal e as peculiaridades de cada espécie para depois compreender melhor os processos reacionais, doenças, etc.

Embora o diferencial do curso seja a imersão imediata em práticas aplicadas, o nosso aluno, como médico veterinário em formação, precisa adquirir todo o conhecimento básico para trabalhar as habilidades necessárias para a formação de um bom profissional. As práticas são básicas, integradas com o conteúdo teórico estudado naquele período e a cada semestre vão tornando-se mais complexas”,

- Marília Taumaturgo, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Unifor

Referência no Ceará

264-foto5

Um dos diferenciais do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza é o constante contato com a prática. Os alunos convivem com diversas espécies os animais desde o primeiro semestre, sendo referência de inovação no ensino veterinário no Ceará. A professora Marília Taumaturgo frisa que o futuro médico veterinário precisa ser um profissional generalista, capaz de lidar com todas as áreas da veterinária e o curso precisa estar qualificado para preparar os alunos para toda e qualquer situação. Após a graduação o caminho a trilhar certamente é a especialização em áreas de interesse pessoal.

Atendimento veterinário

Reflexo da constante preocupação com a extensão, o curso tem como meta implantar, no novo bloco inaugurado, o Centro de Atendimento Veterinário. Assim, estará apto a receber casos mais complexos, atendendo à comunidade em geral. O ambiente contará também com centros cirúrgicos para animais de pequeno e grande portes e laboratórios de

apoio à clínica médica. Todos os procedimentos executados serão acompanhados pelo Comitê de Ética da Universidade e pelos médicos veterinários professores do curso.

“Nós temos uma equipe de professores extremamente empenhada em se inovar e atualizar. Essa inovação se reflete no seu crescimento profissional, assim como no ensino de qualidade para os alunos”

- Marília Taumaturgo, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Unifor

264-foto14
264-foto6 264-foto22

Saiba Mais!

O novo bloco do curso de Veterinária fica localizado na Rua Cidade Ecológica, no bairro Edson Queiroz.