Banner

Biblioteca Digital, a um clique do conhecimento

A Unifor disponibiliza para seus alunos, ex-alunos e colaboradores acervo formado por mais de 21 mil livros digitais em todas as áreas do saber, além de diversas outras facilidades online.


 

A era da informação trouxe consigo nova forma de produção e utilização de espaços físicos. Com as bibliotecas não poderia ser diferente. O surgimento e a maior utilização dos e-books pedem contínuo desenvolvimento da Biblioteca da Unifor. Os últimos cinco anos foram de grandes investimentos em infraestrutura, aperfeiçoamento profissional e na aquisição de obras digitais, resultando no atual acervo de mais de 21 mil livros digitais.

 

Para isso, foram contratados alguns dos principais fornecedores e editores de livros digitais do Brasil e do mundo. São livros, teses, dissertações, normas técnicas, revistas, jornais e artigos em português e inglês. Assim, alunos, professores e colaboradores têm ao alcance da mão acervos de conceituadas bibliotecas digitais, como Minha Biblioteca, E-volution, Portal de Periódicos Capes, Ebsco Host, MedicinaNET, Target GED WEB, Vlex, Euromonitor, RT-online, entre outras.

 

Há títulos em todas as áreas do conhecimento: Administração, Marketing, Engenharia, Economia, Direito, Letras, História, Geografia, Jornalismo, Computação, Educação, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria, Gastronomia, Turismo e muito mais. Além da consulta ao conteúdo dos acervos, o usuário pode personalizar o seu ambiente virtual, inserindo anotações e comentários.

 

A acessibilidade é outra preocupação da Biblioteca Digital. Pensando nisso, foram criados recursos como: manuais e tutoriais com áudio ou com legendas. Algumas plataformas são compatíveis com leitores de tela. Para os alunos de outros países, que fazem intercâmbio internacional com a Unifor, algumas bases de dados disponibilizam tradução integrada.

 

 

264-grafico-biblioteca

 

 

 

CAPACITAÇÃO 

 

Entretanto, adquirir as obras não é o único passo importante na entrada dessas formas modernas de acesso à informação. A Unifor busca também capacitar toda comunidade acadêmica no uso dessa nova tecnologia, que é totalmente diferente de uma pesquisa simples na Internet. Se em 2016 foram treinados 7.851 alunos, o primeiro semestre de 2017 já atingiu a marca de 4.189 alunos capacitados.


Números comprovam a assertiva do trabalho realizado pela gestão da Biblioteca da Unifor: os acessos têm crescido a incrível marca de 45% ao ano. Em 2015, foram 732 mil acessos. No ano passado, foram registrados 1 milhão e 40 mil acessos. De janeiro a junho deste ano, esse número já chegou a 771.897 acessos. A Biblioteca Digital democratiza o acesso à informação sem abrir mão da qualidade e atualidade das obras, além de respeitar o direito de propriedade intelectual.


“Vivemos uma mudança do mundo. Temos duas bibliotecas: uma física e uma digital. Nós temos que gerenciar com qualidade esse novo modelo de biblioteca. Do mesmo jeito que eu preciso ter meu acervo físico organizado na estante, eu tenho que ter funcionários preparados para orientar como usar os conteúdos digitais. Aqui nós vivemos em dois mundos paralelos e convergentes e temos muita motivação. Somos um grupo de profissionais altamente ‘antenados’. A Biblioteca fortalece o tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo o coração da Universidade: tudo tem a ver com biblioteca”, ressalta Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central da Unifor.

 

 

 

 

 

SAIBA MAIS

 

O que são bases de dados digitais?

As Bases de Dados são repositórios digitais de artigos de periódico e livros eletrônicos que têm como função armazenar, preservar e divulgar a produção científica.

 

Como posso participar de um treinamento de base de dados?

A solicitação para participar dos treinamentos deve ser feita pelo telefone 3477.3169 ou 3477.3167. O treinamento pode ser individual (realizado em um dos terminais disponíveis na Biblioteca – piso superior) ou em grupos (realizado em um dos laboratórios do campus).

 

Qual o objetivo do treinamento?

O treinamento tem por objetivo apresentar as fontes de informação eletrônica e bases de dados digitais disponíveis para a pesquisa científica, melhorando o acesso e a recuperação das informações relevantes para elaboração de trabalhos e pesquisas.

 

Posso solicitar uma declaração do treinamento?

Sim. Para isto o requerente deve ter assinado a lista de frequência. A solicitação deve ser feita por e-mail ou pessoalmente após o treinamento, informando a data e o horário da realização. A declaração será enviada por e-mail.

 

Como posso acessar as bases de dados e os e-livros?

Você pode acessar as Bases e os E-livros a partir de quaisquer dispositivos eletrônicos dentro do Campus da Universidade ou da sua casa por meio do Unifor Online (Menu Biblioteca/Biblioteca Digital). Acesso restrito a professores, alunos, ex-alunos e funcionários. Aditivos, de rescisão e relatórios de atividades.

 

Saiba mais sobre a Biblioteca Unifor:

www.unifor.br/biblioteca
Horário: segunda a sexta, de 7h às 21h55; e sábados, de 7h30 às 16h25.
Telefone:: 3477.3167
É aberta para alunos, ex-alunos, professores e funcionários.

 

 

 

 

DEPOIMENTOS

 

264-foto16

 

“Quando os professores indicam um livro, a gente tenta ao máximo tê-los em mãos, mas quando não é possível a gente tem a disponibilidade do acervo digital, que ajuda muito a não se deslocar. Tem a comodidade de você ficar em casa, ler uma quantidade enorme [de livros] do acervo e ganhar muito tempo nos estudos, sem falar que é um acesso fácil e rápido”.


Lucas Macêdo, 19 anos, estudante do 3º semestre de Arquitetura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

264-foto10

 

 

“O meu curso exige muita leitura e há muita produção de artigo, então é muito prático, é só entrar [no acervo digital] e pesquisar, ver os materiais que tem, os artigos, os livros. É bem fácil de acessar, estou sempre usando”.


Marina Lira, 19 anos, estudante do 4º semestre de Psicologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

264-foto1

 

 

 

 

 

“A biblioteca fortalece o tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo o coração da Universidade: tudo tem a ver com biblioteca” 

 

Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

264-foto12

 

 

“Eu uso para pesquisa de trabalho. É mais acessível em relação a ter que vir, encontrar um horário disponível. É mais fácil o acesso para grifar, porque livro da biblioteca a gente não pode riscar. E tem alguns livros que a gente não encontra na biblioteca física”.


Alícia Maria, 22 anos, estudante do 7º semestre de Enfermagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados