Doe de Coração

A campanha existe desde 2003 e tem o objetivo de estimular a doação de órgãos por meio da mobilização em praças. Hospitais, escolas e clínicas. A fundação Edson Queiroz recebeu em 2008 o prêmio amigo do transplante da associação brasileira de transplante de órgãos.

264-foto29Desde 2003, a Fundação Edson Queiroz realiza a campanha Doe de Coração, com o objetivo de lançar luz à questão da doação de órgãos e tecidos, reduzindo a barreira do preconceito e estimulando um gesto de amor e solidariedade. Este ano, o movimento chega a sua 15ª edição e, durante todo o mês de setembro, a Unifor realiza uma série de ações.

Através de anúncios em veículos de comunicação, distribuição de cartilhas, cartazes e camisas, a mobilização é realizada em hospitais, escolas, clínicas e em entidades diversas, além da Unifor, traduzindo a preocupação da Fundação Edson Queiroz para um ato de esperança e alteridade. Reconhecido nacionalmente pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), que concedeu em 2008 o prêmio Amigo do Transplante à Fundação Edson Queiroz, o Doe de Coração busca sensibilizar a sociedade, contribuindo para diminuir cada vez mais o número de pessoas em filas de espera por um transplante.

Seja um Doador! - Segundo o Ministério da Saúde, o passo principal para se tornar doador é conversar com a família e deixar bem claro o desejo de doar. Não é necessário nenhum documento escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Um único doador tem a chance de salvar ou melhorar a qualidade de vida de pelo menos 25 pessoas. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada (parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea). Não existe restrição à doação de órgãos, a não ser para soropositivos e pessoas com doenças infecciosas ativas.