Editorial | Teoria e Prática

O conhecimento nunca esteve tão ao alcance de nós como agora. Facilidade, comodidade, acessibilidade e oferta ampla e variada dos chamados livros digitais são alguns dos aspectos que contribuem para a crescente virtualização do saber.

As bibliotecas investem cada vez mais na aquisição de e-books para atender uma geração tão ansiosa por conhecimento quanto acostumada às modernas plataformas digitais. E a Universidade de Fortaleza não poderia ficar à margem desse processo. Nos últimos cinco anos, a Unifor realizou contínuos investimentos no desenvolvimento de sua Biblioteca Digital, incluindo parcerias com os principais fornecedores e editoras nacionais e internacionais de e-books. Já são mais de 21 mil livros digitais, de todas as áreas do conhecimento, além de facilidades online, que tornam a leitura mais acessível, dinâmica, prática e cômoda. Ainda fazem parte desse processo treinamentos para bibliotecários e alunos, contribuindo para a democratização do acesso à informação e ao conhecimento.

Se a teoria está sendo valorizada com ampliação do acervo da Biblioteca Central, a prática também tem recebido atenção redobrada na Unifor. O semestre 2017.2 marca o início do funcionamento do Centro de Treinamento Veterinário, novo laboratório de práticas com animais saudáveis da Medicina Veterinária, que veio se juntar ao laboratório de animais domésticos de pequeno porte. Assim, os alunos da Unifor convivem com a prática em animais desde o primeiro semestre.

Infelizmente, este jornal não traz apenas boas notícias: dona Toinha, líder comunitária do Dendê, faleceu no final de julho. No entanto, se ela deixa muitas saudades em todos que tiveram o prazer de conhecê-la, deixa também um legado de obras sociais, beneficiando milhares de pessoas. Muito obrigado por seus belos exemplos de luta, dona Toinha!

Boa leitura a todos!

Ana Quezado