Porta-Retrato | Edição 263

Leonilson: catálogo raisonné

Observatório de Segurança Viária

Doação de sangue

Uma das figuras mais importantes da arte brasileira, o cearense Leonilson (1957-1993) ganha catálogo raisonné, tornando-se um dos poucos artistas brasileiros a serem contemplados com uma obra dessa natureza. A publicação, que conta com o patrocínio da Fundação Edson Queiroz, reúne 3.400 registros do artista plástico, entre obras, estudos e projetos realizados ao longo de toda a sua carreira. O lançamento aconteceu no dia 30 de junho, na Unifor, que recebeu ainda a exposição Leonilson: arquivo e memória vivos, visitada por mais de 25 mil pessoas.

A Unifor, com apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Cruz Vermelha Internacional, lançou, no dia 27 junho, duas ações voltadas para a redução de acidentes de trânsito com mortes nas ruas da capital cearense: o Observatório de Segurança Viária e o Portal de Segurança Viária. O Observatório vai compartilhar informações sobre a problemática da morbimortalidade no trânsito, além de conscientizar a população sobre a dimensão do problema e sobre a possibilidade de prevenção de mortes e ferimentos no trânsito. Já o Portal de Segurança Viária de Fortaleza reunirá dados oficiais de acidentes de trânsito da capital, além de informações e conteúdos técnicos e acadêmicos especializados sobre o tema, ajudando a fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área. A inciativa é da vice-reitoria de Ensino de Graduação.

Unir um momento de lazer a um gesto de solidariedade. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), abriu um novo posto de coleta no shopping RioMar. O estande adaptado fica no piso E2, até o dia 14 de agosto. Para a elaboração da campanha de comunicação, o Hemoce contou com a colaboração do Núcleo Integrado de Comunicação da Unifor (NIC) da Unifor. A campanha que tem por título “A sua melhor parte” será utilizada durante todo o ano e inclui spots, jingles, cartaz, adesivagem, folder, mídia eletrônica e redes sociais.

UN-263_HOTSITE-22 UN-263_HOTSITE-23 UN-263_HOTSITE-24

Eleazar de Carvalho

São João da Escolinha

Colação de grau 2017.1

Durante o mês de julho, Fortaleza se tornou a capital da música. Através do Festival Eleazar de Carvalho, foram 21 dias destinados ao ensino da música, oferecendo aperfeiçoamento com renomados mestres da música nacional e internacional. O Festival é realizado pela Fundação Eleazar de Carvalho, com o patrocínio da Fundação Edson Queiroz e do Governo do Ceará e apresentou concertos no Teatro Celina Queiroz, no campus da Unifor e no Theatro José de Alencar.

Os alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz participaram de um arrastapé em comemoração aos festejos juninos. O dia 30 de junho marcou a festa dos pequenos, que contou com apresentação da Orquestra Sanfônica, composta por alunos da Escola.

A Unfor realizou, no dia 7 de julho, a cerimônia de Colação de Grau do semestre 2017.1. Foram 1.500 formandos pertencentes a 40 cursos de graduação convencional e executiva. Durante a colação houve, além da outorga, a entrega dos Certificados de Desempenho Acadêmico para os melhores de cada curso e também a entrega da Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz para os quatro alunos com as melhores médias de cada centro de ciências da Universidade.