Sua opinião melhora ainda mais sua universidade

Através do Programa de Avaliação Institucional, é possível contribuir para que a universidade receba melhorias.

Que tal contribuir para que, com a sua opinião, nos tornemos uma instituição ainda melhor? A Unifor está sempre em busca de melhorias em seus diversos setores para manter a excelência pela qual já é consagrada. Como o retorno de todos que fazem a Unifor é importante, várias pesquisas são realizadas. Você, com certeza, já deve ter visto alguma delas ao acessar a plataforma online da Unifor. Como saber quando alguma pesquisa é realizada? Quem está por trás daquelas perguntas e para onde vão as respostas?

Criado em 2005, o Programa de Avaliação Institucional da Unifor é responsável pelas avaliações que ocorrem periodicamente sobre os serviços ofertados pela Universidade, no intuito de conhecer melhor aqueles que constituem a instituição e assim evoluir na qualidade dos getores administrativos e acadêmicos de área interna. Seguindo os requisitos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), o programa é parte integral da gestão e recebe opiniões que ajudam a identificar diferentes necessidades que existam tanto na estrutura acadêmica quanto física da Unifor.

A avaliação institucional realizada pelo programa segue duas vertentes: interna (também denominada autoavaliação) e externa. No caso da primeira, a coordenação é promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unifor, assim como ocorre em cada Instituição de Ensino Superior. A autoavaliação, inclusive, existe desde 2004, antes mesmo de ser exigida legalmente. Ela é realizada pelo COAVI (Colegiado de Avaliação Institucional Interna), que analisa, propõe e aprova todas as avaliações internas que são propostas pela Universidade.

UN-263_HOTSITE-13

É o COAVI que aprova, inclusive, as perguntas presentes nas avaliações realizadas. No entanto, cada pergunta é previamente elaborada pelasáreas que receberão as pesquisas. Além disso, a Unifor conta também com o Programa de Avaliação Institucional Interna (PROAVI), que opera de acordo com o conjunto de processos avaliativos internos.

A média de participação de alunos, professores e funcionários varia entre 60% e 40%, com margem de erro mínima de 5%. É a partir destas porcentagens que as pesquisas são validadas, e por isso é tão importante que haja um retorno de público em respostas. “A perspectiva do aluno é essencial para que os gestores da Universidade planejem suas ações direcionadas para qualidade educativa da Instituição de Ensino Superior. Assim, quando os alunos não participam das pesquisas avaliativas, sua opinião, indicador relevante para a qualidade do Curso, não é aferida”, explica a professora Grace Troccoli, que compõe o time responsável pelo Programa de Avaliação Institucional, sendo uma de seus representantes.

“A perspectiva do aluno é essencial para que os gestores da universidade planejem suas ações direcionadas para qualidade educativa da instituição de Ensino Superior”

- professora Grace Troccoli, representante do Programa de Avaliação Institucional da Unifor.

Ainda de acordo com ela, no referido à infraestrutura do campus universitário, o resultado das avaliações trouxe melhorias que contemplaram desde a aquisição de novos equipamentos e ampliação da acessibilidade em áreas físicas de acesso ao aumento de acervo bibliotecário. “Várias das ações implementadas decorrem da análiseminuciosa dos resultados desses processos avaliativos, a exemplo da ampliação e atualização dos laboratórios, ampliação do acervo da Biblioteca, cursos de formação docente, eventos culturais e científicos, entre outras coisas”, complementa Grace. Tudo ocorre a partir de um Plano de Ação, que é elaborado por curso e a partir do resultado das pesquisas, visando à melhoria em atividades acadêmicas e de gestão.

Lucas Siqueira Girão, estudante do 9º semestre de Direito da Unifor, afirma que as perguntas presentes em cada pesquisa contemplam a instituição de forma geral: “acredito que, da maneira como elas [as pesquisas] são elaboradas, são abordados todos os pontos da Unifor. São perguntas relacionadas aos professores, estrutura, limpeza, e ainda temos espaço para falarmos sobre o que quisermos no final. Acho que não faltam ferramentas para entrarmos em contato com a Universidade”, explica ele, que também destacou o uso de torpedos para informar sobre eventos acadêmicos que estejam ocorrendo no campus.

A periodicidade em que ocorrem as avaliações é variada: existem as semestrais, por exemplo, que são direcionadas aos alunos ingressantes ou possíveis concludentes; outras ocorrem de forma anual, como as voltadas para análise dos cursos de Graduação, as que contemplam Encontros Científicos e ainda as que são elaboradas para indivíduos egressos. Pesquisas que envolvem laboratórios e serviços costumam ser dispostas de forma bienal. Quando novas avaliações encontram-se disponíveis, elas são divulgadas aos alunos e funcionários por meio das mídias sociais da Universidade, no site da Instituição ou na TV Unifor.

FIQUE LIGADO!

As avaliações e resultados podem ser acessados através do Unifor Online.