Banner

Unifor oferece disciplinas em inglês para seus alunos

Este semestre são 19 disciplinas total ou parcialmente na língua inglesa. As aulas são voltadas tanto para alunos estrangeiros que estudam na Universidade quanto para alunos brasileiros que desejam uma vivência internacional.


un-258-foto02

A universidade, por si só, é um mundo de possibilidades. Um mundo que se expande a cada dia, ultrapassando campi, limites, divisas e fronteiras, atravessando continentes. Afinal, o conhecimento é global e a ciência não possui nacionalidade. A ciência é bem – e para o bem – de todos. Não é à toa que, hoje, a internacionalização do ensino deixou de ser uma possibilidade desejável, passando a ser um compromisso de investimento e contribuição ao ensino e à pesquisa que, se ainda não é, deve ser estabelecido com urgência por todas as instituições de ensino.

 

Ciente desse processo irreversível, a Unifor investe desde 2002 na internacionalização de seu ensino. Naquele ano, a Universidade implantou uma assessoria exclusiva para desenvolver e coordenar políticas de intercâmbio internacional para o seu corpo acadêmico. Desde então, um trabalho constante vem sendo realizado com o objetivo de inserir a Universidade no contexto global. Além dos investimentos no fortalecimento do programa de intercâmbio, que inclui a mobilidade dos alunos, professores e também funcionários, houve a criação de programas de intercâmbio de curta duração e dupla titulação e a oferta de disciplinas em idiomas estrangeiros na grade dos cursos da graduação.

 

A partir de 2007, a Unifor incluiu nas grades curriculares dos seus cursos de graduação disciplinas em língua inglesa. Este semestre serão ofertadas 19 disciplinas nessa modalidade, em todos os Centros de Ciência, a exemplo das cadeiras de Estratégia Empresarial, Negociações Internacionais e Gestão Ambiental. O acesso a essas disciplinas independe da opção pela dupla titulação e para cursá-las não há custo adicional.

 

De acordo com o assessor de Planejamento Curricular da vice-reitoria de Ensino de Graduação da Unifor, prof. Euler Muniz, as disciplinas ofertadas total ou parcialmente na língua inglesa buscam não somente favorecer o recebimento de alunos estrangeiros que estão em intercâmbio na Unifor. “Também colaboram na preparação dos nossos alunos que desejam ter uma vivência no exterior, seja de intercâmbio, estágio ou mesmo uma pós-graduação”, aponta.

 

O aluno do curso de Comércio Exterior Wellys Brunno fez sua primeira cadeira em inglês em 2013. “Inicialmente, eu me matriculei na disciplina pelo desafio da língua e para treinar meu inglês, que na época tava bem enferrujado. A experiência foi tão boa que desde então já fiz mais seis disciplinas em inglês e pretendo cursar mais uma neste semestre”, conta.

 

A convivência com alunos de outros países também chamou a atenção do aluno para as disciplinas. “Ver como eles se comportam dentro de sala e como eles são aplicados fez com que eu me aplicasse mais. Claro que o fato de estudar disciplinas do seu curso em inglês e poder se familiarizar com termos administrativos em inglês é o principal beneficio”, aponta Wellys Brunno. Iolanda Barreira, também aluna de Comércio Exterior, já cursou quatro disciplinas e pretende cursas mais. “Estou terminando o curso de Comércio Exterior mas pretendo cursar mais quando estiver realizando a dupla graduação em Economia. Decidi fazer para aperfeiçoar termos mais específicos comumente utilizados nas áreas”.

 

 “A experiência foi ótima. Os professores são bem preparados e instruídos para ajudar tanto os alunos estrangeiros como os brasileiros. O nível de exigência das matérias é o mesmo das disciplinas ministradas em português. Esse conhecimento mais aprofundado em inglês pode nos abrir portas para trabalhos ou cursos no exterior, pois prova a proficiência do aluno na língua”, acredita a aluna. A profa. Daniela Costa ensina nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura. Ela foi uma dos 25 docentes da Unifor que participaram do CATT (Content Area Teacher Training Course), programa de capacitação desenvolvido numa parceria entre a Unifor e a Universidade do Arizona, e começou a lecionar também em inglês. “A iniciativa da Unifor é fantástica e é certamente um diferencial muito interessante. O inglês é muito importante e os alunos têm uma receptividade excelente. Enquanto docente, acredito ser um desafio, mas temos muitos materiais de suporte, através da Biblioteca. O nível dos nossos professores é alto e penso que o projeto vá crescer bastante”.

 

 “Promover a aprendizagem associando a formação técnica com a utilização de um outro idioma é hoje uma questão chave na Unifor. As grandes universidades em todo o mundo e aquelas que estão em ascensão, como as asiáticas, adotaram o inglês tanto para o ensino quanto para a pesquisa. É a língua universal de comunicação acadêmica, indispensável para universidades com uma visão global que queiram participar desse diálogo em um cenário internacional”, comenta o vice-reitor de Ensino de Graduação, prof. Henrique Sá. “Há alguns semestres, iniciamos um novo conceito, o de ‘disciplina amigável ao inglês’, ou seja, em que o professor foi especialmente treinado para a utilização do idioma como parte da comunicação com os alunos, brasileiros ou estrangeiros, e com recursos que tornam capazes a adoção do inglês permeado com a língua brasileira. Isto favorece o desenvolvimento de uma ambiência internacional em sala de aula, facilitando um maior engajamento de alunos estrangeiros enquanto também prepara nossos alunos para intercâmbios, parcerias, pesquisa e outras ações internacionais”, finaliza o vice-reitor.

 

 

Matrículas – As disciplinas em língua estrangeira estão facilmente identificadas no processo de matrícula dentro do Unifor Online, na aba da seleção da turma. Como explica o prof. Euler Muniz, todas as disciplinas ofertadas têm equivalentes em língua portuguesa. “Ficou acordado com os coordenadores dos cursos e diretores de centro que os alunos que não se sentirem à vontade na primeira semana de aula para prosseguir na disciplina em inglês, podem mudar para a equivalente em português, caso haja vagas”.

 

As disciplinas ofertadas totalmente em inglês terão avaliação também em inglês. As ofertadas parcialmente em inglês terão 20% de seus conteúdos em inglês e bonificações para os alunos que desenvolverem atividades na língua inglesa. As avaliações destas disciplinas ocorrerão na língua portuguesa.

 

 

 

DEPOIMENTOS

 


 un-258-foto20

 

“Considero as disciplinas uma boa maneira de treinar o inglês. Além disso, as disciplinas servem de pré-requisito para a dupla graduação. Já cursei quatro cadeiras e pretendo cursar outras. Foi uma ótima experiência. Creio que ela ajudará minha carreira devido ao contato com palavras mais técnicas. Também criei uma maior naturalidade ao falar inglês. Esse momento em que todos estão prendendo e se pode errar é muito bom para o aprendizado”.

 

Isabella Massari, Aluna de Ciências Econômicas

 

 

 

 

 

 

 

 un-258-foto01

 

“Decidi fazer disciplinas em inglês para praticar a língua e me preparar melhor para futuramente fazer um intercâmbio acadêmico. Cursei cinco cadeiras e pretendo cursar no mínimo uma por semestre. A experiência é muito boa. Ter contato diário com a língua, além de alunos de outras nacionalidades é muito bom para a melhorar meu inglês. Aprendi muitos termos certamente vou utilizar na minha carreira”.

 

Rafaela Scherer, Aluna de Comércio Exterior

 

 

 

 

 

 

 

 

un-258-foto21

 

 

 

“É um diferencial no histórico escolar. Foram experiências muito boas. Conheci muitos alunos estrangeiros, de culturas e costumes diferentes dos nossos, e isso acabou sendo tão importante quanto o conteúdo acadêmico em si da disciplina. Me permitiu ter uma perspectiva diferente de diversos assuntos e desenvolver uma sensibilidade em relação ao ‘diferente’, que é necessária não só para quem almeja o mercado de trabalho internacional, mas para o dia a dia no mundo globalizado no qual vivemos”

 

Lucas Alves, Aluno de Comércio Exterior

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados