Banner

Pós-Unifor: Continuar para realizar mais

Em um cenário de alta competitividade, a graduação é o primeiro passo de uma promissora jornada. Para ajudá-lo a trilhar o caminho do sonhado sucesso profissional, a Unifor dispõe de especializações, MBAs, mestrados e doutorados.


 UN-256-19

 

Altamente competitivo, o mercado de trabalho hoje exige profissionais cada vez mais qualificados, multifacetados, dinâmicos e, ao mesmo tempo, especializados em suas áreas de atuação. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no Brasil, em 10 anos, o número de pessoas que concluíram pelo menos uma graduação aumentou mais de 109%. Se no ano 2000 6,1 milhões de brasileiros terminaram suas graduações, em 2010, esse número pulou para 12,8 milhões de pessoas. Considerando-se o período 2003-2013, o número de ingressantes em cursos de graduação aumentou 76,4%, de acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Em meados de 2014, o Brasil contava com 7,3 milhões de estudantes matriculados em cursos superiores.

 

Nesse cenário, destaca-se no mercado quem continua percorrendo o caminho dos estudos. A pós-graduação hoje é um diferencial que, comprovadamente, aumenta as chances de ascensão ao profissional. De acordo com uma pesquisa desenvolvida no ano passado pelo site de recrutamento Catho, quem faz uma pós-graduação chega a ter rendimentos 70% maiores. Pesquisa anterior, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que cada ano de pós-graduação cursada corresponde a mais de 40% de aumento na renda mensal. Ou seja, um curso que dura em média dois anos, por exemplo, pode incrementar em até 80% os ganhos salariais do profissional.

 

Nesse contexto, a Unifor oferece diversos cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrados e doutorados). “A Pós-Unifor oferece atualmente seis programas de pós-graduação acadêmicos (Administração, Ciências Médicas, Direito Constitucional, Informática Aplicada, Psicologia e Saúde Coletiva); cinco mestrados profissionais (Administração, Direito, Odontologia, Ciências da Cidade, Tecnologia e Inovação em Enfermagem) e Doutorado em Associação Ampla por meio da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Todos contam com excelente infraestrutura e corpo docente, além de parcerias nacionais e internacionais que possibilitam desenvolvimento de pesquisas e projetos de elevado impacto para a sociedade”, comenta a profa. Clarice Vergara, chefe da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

LIDERANDO PARA TRANSFORMAR

 

Desde 2013, a Pós-Unifor segue o conceito Líderes que Transformam. Inspirada em grandes instituições de renome internacional, a exemplo da Universidade de Columbia (EUA), com a qual mantém parceria, além da Wharton Business School, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard, a Universidade idealizou essa filosofia de ensino, orientado a formar líderes que transformam realidades, gerando um impacto positivo na vida de pessoas e instituições.

 

Atualmente, os cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) são divididos em quatro áreas, chamadas de escolas: Escola de Saúde, Escola de Tecnologia, Escola de Comunicação e Gestão e Escola de Direito. “O principal diferencial da pós-graduação Unifor é a possibilidade de viver uma experiência transformadora.

 

Com o conceito Líderes que Transformam, o aluno passa a desenvolver habilidades de liderança, a qualificar-se tecnicamente com professores brasileiros e estrangeiros com experiência acadêmica e de mercado, desenvolve conteúdos atuais com metodologias ativas, forma uma rede de relacionamentos e é estimulado, por meio do trabalho de conclusão de curso, a realizar a transferência desse conhecimento ao desenvolver um projeto ou ação que impacte positiva mente na vida da sociedade”, afirma a vice-reitora de Pós-Graduação, profa. Lilia Sales.

 

“Todos os cursos têm em sua grade curricular o Programa de Desenvolvimento de Líderes, voltado para aflorar o potencial de liderança no aluno. As disciplinas do programa são relacionadas à própria liderança, ao empreendedorismo, à negociação, à inovação, e acontecem em todos os cursos, tendo adequação por escola”, explica a chefe da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu, profa. Maria do Céu Studart.

 

“Além do Programa de Desenvolvimento de Líderes, há disciplinas específicas de cada curso, que também são chamadas de técnicas. Essas disciplinas favorecem o networking, porque acontecem por grupos, possibilitando contato direto com outros grupos e professores. Isso permite uma ampla visão, porque temos alunos de cursos diferentes, o que possibilita a experiência de uma forma mais vasta. Também contamos com professores renomados tanto nacionalmente como internacionalmente. Esses são nossos diferenciais, expõe a profa. Maria do Céu.

 

Já a nova orientação para projetos acadêmicos estimula o aluno a se descobrir e se reconhecer como líder, qualificar-se tecnicamente e partilhar este conhecimento, desenvolvendo projetos concretos para a sociedade. “Existe um aumento na procura de cursos de Pós-graduação em virtude da necessidade de formação e aperfeiçoamento contínuo dos profissionais como diferencial competitivo para a carreira. Diante de um cenário de instabilidade econômica e política, investir em educação é um sólido caminho para se diferenciar, desenvolver habilidades e competências e fazer networking qualificado, possibilitando destacar-se no mercado de trabalho, assim como ascender profissionalmente. O aluno deve aproveitar o curso para inovar, desenvolver habilidades de liderança e reinventar-se na carreira”, finaliza a profa. Lilia.

 

MESTRADOS PROFISSIONAIS

 

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, uma formação qualificada, tanto para setores que não lidam com a docência como para a pesquisa de ponta. Com o aumento das titulações no país, conclui-se que boa parte dos mestres e dos doutores encaminha-se para um destino diferente do ensino superior e, com isso, considera-se a transferência de conhecimento científico para as empresas ou para o mercado. De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Mestrado Profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. O objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.

 

Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza lançou cursos na modalidade Mestrado Profissional: Direito e Administração. O Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos é uma proposta nova e é o segundo mestrado profissional implantado no Brasil.

 

Diferencia-se dos outros mestrados acadêmicos porque é voltado para as necessidades da vida profissional. Para o coordenador do Mestrado Profissional em Direito, Gustavo Raposo, “a ideia é formar pessoas aptas a transformar a sua realidade, a construir soluções avançadas para problemas da vida profissional, a utilizar a ciência e a teoria a serviço da construção de soluções inovadoras no campo do Direito. O curso é de mestrado, reconhecido pela Capes como pós-graduação stricto sensu, mas que é desenhado especificamente para esse profissional do Direito que não necessariamente vai se tornar um cientista, pesquisador, professor, que pode utilizar as ferramentas do mundo da ciência, da pesquisa para se inserir de maneira diferenciada no mercado de trabalho”.

 

Já de acordo com Afonso Lima, coordenador do Mestrado Profissional em Administração, o Ceará possui muitas empresas e executivos que precisam de treinamento aprofundado. “Precisamos treinar esses executivos com um aprofundamento maior nessa relação entre teoria e prática, porque um curso lato sensu dá várias ferramentas, mas não aprofunda na teoria. Nosso mestrado vem na lacuna que existe de formação profissional e de ferramental para melhorar o desempenho das empresas. A questão do curso de metodologia do estudo de caso é o formato que o aluno consegue entender melhor os problemas reais e a partir deles ensiná-los a tomar melhores decisões”.

 

SERVIÇO

A lista de todos os cursos de pós-graduação está disponível em www.unifor.br/posgraduacao

Informações: 3477-3174/ 3178/ 3114.

 

 

 

 

DEPOIMENTOS

 

 UN-256-16

“Escolhi o mestrado profissional porque pude aliar a temática à metodologia. O tema Gestão de Conflitos sempre me interessou profundamente e tinha vontade de continuar os estudos na área. Mas mestrados acadêmicos demandam muito tempo. A metodologia do mestrado profissional me atraiu, pois permite conciliar melhor trabalho e estudos. Considero a melhor experiência da minha vida. O curso é muito bem estruturado, a turma é muito boa, heterogênea, o que permite que nós aprendamos também com as experiências de vida dos colegas. O método é muito dinâmico, voltado para atividades práticas. Aqui a estrutura é fenomenal, temos inúmeros recursos à disposição, tudo favorece para que tenhamos um aprendizado constante. O curso já tem ajudado a mudar minha cultura voltada para o litígio. Como advogada, espero poder influenciar positivamente os meus clientes a buscarem alternativas aos processos judiciais e fazer gerar uma cultura de paz”.

 

Viviane Rufino Pontes, aluna do Mestrado Profissional em Direito.

 

 

 

 

 

 

 

 UN-256-10

“Estudar na Unifor é a realização de um sonho. Aqui, o nível dos profissionais é muito elevado, chama a atenção. A Unifor é uma instituição de muita credibilidade. Trabalho com produção cultural e escolhi o MBA em Gestão Estratégica de Marcas porque em todo Nordeste não existe outro curso como este e isso é um grande diferencial no mercado. Estou deslumbrado. A metodologia é espetacular. Tem sido uma experiência riquíssima, não só pela estrutura que a Unifor oferece, com destaque para a biblioteca encantadora, mas também pelos recursos humanos. Através do curso conhecemos muita gente, formamos um network amplo. Apesar do pouco tempo, o curso já vem refletindo consideravelmente no meu trabalho. Você aprende a ser mais maleável, a lidar com diversos tipos de público, a adequar sua marca no mercado sem descredibilizá-la e sem perder o tato com as pessoas. Isso é imprescindível no ramo em que atuo”.

 

Tibério Alves Moreira, aluno da Escola de Comunicação e Gestão.

 

 

 

 

 

 

UN-256-7

 

“O Mestrado Profissional em Administração mostrou-se como uma oportunidade ímpar de crescimento, pois estava mais adequado ao meu perfil profissional, experiência e disponibilidade de tempo. As vivências e as expectativas têm se traduzido em aprimoramento, compartilhamento de experiências, networking, benchmarketing, identificação de melhores práticas e processos no dia a dia dos mercados, além de consolidar conhecimentos e práticas. Tal cenário se apresenta como uma estratégia positiva na minha vida profissional e oportunidade significativa de criação de valor. Através do mestrado profissional consigo entender com maior facilidade e desta forma criar paralelos para minha rotina de trabalho. Outro ponto relevante é que nossa turma tem alunos de alto nível dos diversos segmentos de mercados, um grupo rico de conhecimento e bastante heterogêneo. A consolidação de conceitos, discussões reflexivas e as práticas inovadoras do dia a dia contribuirão para uma atuação profissional diferenciada e aprimoramento das minhas habilidades”.

 

Francisco Carlos Pimentel de Sousa, aluno do Mestrado Profissional em Administração.

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados