Banner

Graduação: Trilhando um caminho de conquistas

Na noite de hoje, a praça central da Biblioteca vai ser palco para a cerimônia de colação de grau de 1.500 graduandos. A Unifor parabeniza a todos e tem orgulho de fazer parte dessa incrível jornada.

 

O dia 6 de janeiro vai ficar para sempre na memória dos 1.500 alunos da graduação da Unifor que colam grau esta noite. Agora, eles passam oficialmente de estudantes para profissionais das carreiras que escolheram, com um ano novo pela frente e, junto dele, uma vida nova, cheia de desafios e conquistas. Foram anos de esforço na busca de um futuro melhor, de uma carreira de sucesso e da realização de ideais construídos ao longo dessa jornada.

 

Depois de um longo percurso, a hora agora é de comemorar, com muito orgulho e pitadas de saudade, ao lado de familiares, amigos e professores, que certamente dividem essa conquista. Na cerimônia que acompanharemos logo mais, torcemos para que os melhores sentimentos sejam despertados, mas principalmente o de comprometimento. Com o futuro que os aguarda e com a profissão que, durante o juramento, assumirão exercer com ética e dignidade.

 

A partir de amanhã, o mercado de trabalho contará com novos profissionais de diversos campos do saber. São educadores físicos, nutricionistas, economistas, jornalistas, fisioterapeutas, arquitetos e tantos outros profissionais capacitados para exercerem um trabalho de qualidade. Nós ganharemos mais alguns motivos de orgulho e a certeza de que, sobretudo, tivemos nosso dever cumprido.

 

Com o prestígio de ser a 10ª melhor universidade particular do Brasil, hoje formamos profissionais de 40 cursos de graduação tradicional e executiva, sendo 9 do Centro de Ciências da Saúde (CCS), 15 do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), 15 do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e ainda do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), lugar cativo do nosso curso de Direito. Sabemos que com a estrutura e o cuidado que lhes foram oferecidos, as grandes oportunidades estarão sempre presentes para nossos sempre-alunos.

 

Nesta edição do Unifor Notícias, você confere o relato de alunos que vivenciaram e extraíram tudo de melhor que nossa Universidade pode oferecer. A Universidade de Fortaleza deseja sucesso e sorte. Contudo, não queremos nos despedir. A partir da convicção de que o caminho para o aperfeiçoamento profissional sempre será o estudo, preparamos essa linda festa não com a intenção de dizer adeus, mas com o desejo de continuarmos presentes nas suas vidas acadêmicas, seja na educação continuada ou na pós-graduação. Com as portas abertas ficaremos, dispostos a qualificar, evoluir e somar ao seu lado. Sempre!

 

DEPOIMENTOS


UN-256-4 UN-256-13  UN-256-17 

“O curso de Educação Física da Unifor é um dos melhores do Brasil. Pela estrutura, pela vivência que proporciona aos estudantes. A Universidade procura investir muito na formação do aluno e eu busquei aproveitar tudo ao máximo, vivenciar o curso em todas as suas possibilidades. A relação professor-aluno, a coordenação é muito acessível. Me sinto realizado por me formar em uma área que gosto, sabendo que fui bem formado. Aqui aprendo outros ramos da Educação Física que eu não conhecia e isso é um diferencial. Quero me profundar nessa área e sei que saio para o mercado à frente.”

 

Tobias Campos Maia Rola, graduando de Educação Física.

 


 

“Demorei a decidir que curso queria de fato, mas quando vi a grade curricular do curso de Nutrição da Unifor me apaixonei. A estrutura que temos aqui sempre me chamou muito a atenção. Temos um curso completo, com professores capacitados, com ampla experiência e dispostos a ajudar. Depois que entrei no curso, percebi o quanto o mercado é amplo. São diversas possibilidades de atuação e com certeza, quando há boa formação, há espaço. A experiência com os estágios me enriqueceu muito e sinto que estou preparada para atuar. Passei no concurso do Conselho Regional de Nutrição

e estou esperando ser convocada”.

 

Lívia Machado, graduanda de Nutrição.

 

 

"Já era formado em Comércio Exterior e aproveitei o programa de dupla graduação para cursar Ciências Econômicas. Foi aí que me encontrei. A Unifor me mostrou que existem inúmeras áreas de atuação para um economista. Achei o curso muito bom. A estrutura da Unifor é fora de série. A Biblioteca tem inúmeros títulos à disposição e isso é maravilhoso. Nosso curso demanda muita leitura e a Universidade dá todo o suporte. Saio feliz! Agora quero fazer mestrado, doutorado, além de atuar no mercado”.

 

Carlos Rafael Gouveia, graduando de Ciências Econômicas.

 

 

 

UN-256-11 UN-256-2  UN-256-12 

“Não sabia bem o que esperar quando entrei. Com o tempo fui percebendo que a medicina se tornou algo fundamental na minha vida. A cada semestre, novos desafios. Quando entrei em contato maior com os pacientes, comecei a vivenciar o dia a dia da profissão e isso se tornou uma paixão. É compensador poder ajudar alguém. Aqui na Unifor entendemos que o paciente não é uma doença, mas uma pessoa. A Universidade tem muitos diferenciais. A estrutura é sem igual, muitos laboratórios, ótimos professores. Estou feliz, ansioso. Agora, a responsabilidade é minha”.

 

Júlio Holanda, graduando de Medicina.

“Escolhi a Unifor, pois a avaliação do curso era muito boa. Acreditei que aqui teria uma boa formação. Os professores sempre muito atenciosos. Valeu muito à pena. Meu curso é muito bom, se

aprimora a cada dia. As pesquisas realizadas aqui são muito boas. Acho que estou preparada para o mercado, tanto pelo que a Unifor me deu, mas também pelo meu próprio esforço. Já fui contratada por um escritório, mas quero me aprimorar, fazer uma pós-graduação. Estou muito feliz!”

 

Lia Feitosa, graduanda de Arquitetura e Urbanismo.

“A Enfermagem é minha segunda formação. Me achei aqui. A Unifor encanta muito. A estrutura excelente, a acolhida. Aqui tive grandes experiências por conta de professores conceituados, atuantes, que me mostraram todas as nuances da profissão. Construí um ótimo currículo e já saio aprovada em um mestrado. Aqui se incentiva o aluno a tirar o máximo possível do curso, temos ótimos campos de estágio. Saio com saudades do local, dos professores, dos amigos, de tudo o que a Unifor oferece. Estou com a sensação de tarefa cumprida e espero um dia voltar como docente”.

 

Virna Ribeiro Feitosa Cestari, graduanda de Enfermagem.

 

 

 

 

UN-256-8 UN-256-1  UN-256-15 

“Um dia machuquei o joelho e precisei fazer fisioterapia. Me interessei. Gostava de anatomia e quando fiz a cadeira de Anatomia Funcional, me apaixonei. Depois fui monitor de Anatomia Humana I. Gostei de auxiliar os professores, ajudar outros alunos a compreender melhor e também poder aprender mais. Também fui monitor de Fisiologia Humana e iniciei os estágios práticos. Neste último semestre participei do PAVIC. Gostei muito do meu curso. Agora pretendo me especializar em Fisioterapia Esportiva. Saio feliz, confiante e consciente de que preciso continuar estudando sempre”.

 

José Alexandre dos Santos Machado, graduando de Fisioterapia.

“Quando cheguei gostei muito do campus. Aqui você se sente em uma universidade de fato. A partir do segundo semestre, na cadeira de Direito Constitucional, me apaixonei pelo Direito. Escolhi a Unifor pela estrutura e pela conceituação do curso. Temos muitas oportunidades. No semestre passado fui voluntária do projeto de mediação. Foi enriquecedor. Acredito que minha formação foi consistente e que tenho uma boa base. Passei para a OAB antes mesmo de terminar. Estou feliz, me sinto aliviada, preparada. Agora pretendo estudar para concurso, quero ser promotora”.

 

Natasha Oquendo Paranaguá da Paz, graduanda de Direito.

 

“Conhecia pouco da área antes, mas depois que entrei, a cada dia fui me apaixonando mais. São tantas as áreas de atuação! Participei de um programa que permite que os alunos frequentem cadeiras de semestres mais avançados como ouvintes. Foi ótimo porque pude direcionar melhor minha trajetória. Participei de muitas coisas, estágios, programas. Não tenho palavras para definir o quanto aprendi. Aqui é muito rico. Nenhuma universidade se compara ao que temos aqui: professores maravilhosos, o Nami, oportunidades excelentes, muito apoio, aprendizado. Agora pretendo trabalhar e me especializar”.

 

Karen Muniz de Castro Tavares, graduanda de Fonoaudiologia.

 

 

 

UN-256-18 UN-256-5  UN-256-3 

“A estrutura que temos aqui é indiscutível, temos acesso a todo tipo de equipamento. Os professores são muito capacitados, possuem muita experiência. O lado prático é muito valorizado, ao lado da teoria, e a cada semestre desenvolvemos produtos. No terceiro semestre comecei a estagiar e aumentar minha rede de contatos. Passei a gostar de fotografia e hoje trabalho na área. Saio com a expectativa de crescer profissionalmente e quem sabe abrir um estúdio próprio”.

 

Yago Holanda de Albuquerque, graduando de Audiovisual e Novas Mídias.

“A Unifor é uma das únicas universidades a oferecer uma graduação executiva em Eventos. A maior parte dos professores atua na área, nossas aulas têm muitos relatos do que acontece no mercado. Alinhamos muito a parte teórica e a prática. Destaco o Programa Integrador em que precisamos organizar um evento, desde sua concepção. A cada semestre elaboramos projetos práticos. Apresentei um deles na entrevista de emprego em que fui selecionado. Penso em abrir minha própria empresa, mas agora quero continuar trabalhando e fazer uma pós-graduação”.

 

Jordi Mesquita, graduando de Eventos.

"Descobri o curso de Petróleo e Gás e resolvi prestar vestibular. Logo senti que encontrei o que estava procurando. Existe muita interação entre os alunos, temos excelentes professores. A Unifor é exemplar, o curso é muito bom, temos muitas oportunidades. No terceiro semestre consegui uma bolsa da Agência Nacional de Petróleo e foi uma grande oportunidade. Depois fiz um treinamento através da Softtek e fui chamado para trabalhar lá. Estou bem feliz. Penso em fazer mestrado e seguir a carreira acadêmica. Gosto de desafios e acredito que estou preparado para as oportunidades”.

 

José Rami Porto Rogério, graduando de Petróleo e Gás.


 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados