Banner

Futsal feminino Unifor é destaque entre seleções universitárias

 Resultados positivos em competições locais e nacionais resultam em reconhecimento e convites, inclusive, para a seleção brasileira feminina de futsal.


un254-17

 

O futsal feminino é a “bola da vez” para a Unifor. Destaque ao conquistar títulos em competições e por apresentar as participantes do time à Federação Esportiva, a equipe, liderada pelo técnico Wilson Sabóia, existe devido a um incentivo à prática de esportes, representando-a em todos os eventos organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário.

 

Antes representante direto do Grupo Edson Queiroz, em conjunto com a Nacional Gás, o time de futsal feminino jogava pelo estado do Ceará em diversos eventos nacionais e oficiais de futsal. Por decisão do chanceler Airton Queiroz, a Universidade de Fortaleza acolheu o time, que hoje participa com êxito de jogos universitários. Como resposta a um treinamento forte e que

persiste durante toda a temporada, de segunda a sábado, o futsal feminino é, dentro de todos os esportes que são praticados e desenvolvidos na Universidade, o mais vitorioso. Adquirindo notoriedade em todas as competições nacionais, o time conseguiu um rendimento tão bom na temporada de 2014 que duas de suas atletas foram convidadas para a seleção universitária e a goleira da equipe, Missiara Luiza, foi convocada para integrar o time da principal seleção brasileira. “A gente sabe que o time daqui é de alto nível. Sempre estamos entre os primeiros nas competições nacionais e do estado, e estou muito feliz. Me sinto realizada, pois já consegui os objetivos de ser campeã estadual e vice-campeã da liga.

 

Esse ano, se der tudo certo, conseguiremos alcançar o objetivo de sermos campeãs. Quanto aos meus objetivos individuais, fui eleita a melhor goleira da liga em 2014 e consegui chegar até a seleção brasileira de futsal”, declarou Missiara, orgulhosa do desempenho da equipe.

 

Entre os prêmios conquistados e citados por Sabóia estiveram a seletiva e o campeonato norte-nordeste universitário, em que o time ficou em 5º lugar na fase final. “Também já vencemos o campeonato brasileiro universitário em 2009, fomos vice-campeões da liga nacional de futsal,

decacampões cearenses a nível adulto e hexa no sub-20. Fomos 13 vezes campeões universitários, 3º lugar na liga nacional ano passado e 2º em 2013”, acrescentou o técnico, que está no comando da equipe desde 2009.

 

Atualmente, o time demonstra interesse em praticar e competir também com esportes semelhantes ao futsal. No ano passado, as meninas conseguiram levantar a taça de campeãs brasileirasde beach soccer (futebol de areia). A equipe já está começando a se planejar para outra novidade: o futebol de campo. O auxiliar técnico, professor José Ricardo, explica sobre as motivações para esse novo desafio: “É recente a oportunidade para participarmos das competições de campo.

 

A Confederação Brasileira de Futebol deu um grande upgrade no futebol feminino e, com isso, são custeadas algumas competições, como a Taça Brasil de futebol de campo. A liga universitária começou a direcionar alguns eventos para o segmento do futebol de campo, e então a gente viu essa oportunidade de nos difundirmos. Temos um grupo suficiente, então vimos que dava certo, até pela qualidade técnica que a gente tem. É uma nova frente que estamos abrindo”, comenta ele.

 

 

Títulos conquistados pelo time Unifor/Nacional Gás

 

14 vezes Campeão cearense universitário

10 vezes Campeão cerense de futsal feminino

7 vezes Campeão de fustal feminino sub 20

5 vezes Campeão norte/nordeste universitário

1 vez Campeão brasileiro dos Jogos Universitários Brasileiros

1 vez Vice-campeão da Liga Nacional

1 vez Vice-campeão Taça Brasil de Clubes Adultos e sub 20

 

Convocação para a seleção brasileira

 

Recentemente, Wilson Sabóia, que além de treinador do time é também docente do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza, foi convidado pela Comissão Brasileira de Futsal (CBFS) para compor o novo comitê da Seleção Brasileira. O técnico já havia trabalhado como auxiliar da equipe nacional no Torneio Mundial Feminino de Futsal em 2015, na Costa Rica, no qual o time brasileiro conquistou o pentacampeonato com reforço da Unifor, terminando a competição invicto com 26 gols marcados e seis sofridos. “A Unifor foi fundamental nessa conquista, pois foi onde eu adquiri os saberes teóricos e práticos. Foi a Universidade que me abriu portas para o trabalho acadêmico no curso de Educação Física e na extensão universitária com o futsal feminino. Devo essa conquista a profissionais que acreditaram no meu trabalho”, salienta o treinador, evidenciando a importância da Unifor na consolidação da sua carreira. Ainda este ano, a Seleção Brasileira vai participar do torneio Mundial da categoria, competição que acontece anualmente entre as seleções filiadas à Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). “Muita expectativa de fazer um trabalho eficiente, inovador e sobretudo qualificado, fazer o possível para manter o Brasil no primeiro lugar do mundo, para que a seleção possa jogar um futsal moderno, alegre e muito competitivo”, finaliza o treinador.

 

 

DEPOIMENTOS

 

un254-16

 

“Cheguei na Unifor para jogar na liga nacional ano passado. Passei um mês aqui e fui muito bem recebida. Sou de Recife e aceitei o convite de passar mais um ano aqui. É uma Universidade na qual muitos se espelham e para mim é muito gratificante estar aqui, não só pelo time, mas pela estrutura que a Universidade tem. As meninas são unidas e bastante qualificadas. Buscam a melhoria não só individual, mas para o grupo. Isso vem me fazendo bem, pois não só busco meu sonho, como vejo também o crescimento do time.

 

Carol Nazário, 21 anos, atleta Unifor.

 

 

 

 

 

 

 

 

un254-11

 

“Estou na equipe desde 2013 e para mim é uma experiência gratificante participar da equipe de futsal da Unifor, que é uma das melhores equipes atualmente no Brasil. Estamos buscando melhorar cada vez mais nossa posição no ranking e a nossa classificação nos campeonatos. Sou muito grata, pois jogo futsal há mais de 15 anos, então fiz desse esporte minha vida e é o que eu levo a cada dia aqui na Unifor”.

 

Poliana Irleu, 29 anos, atleta Unifor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

un254-15

 

“Estar no time é uma experiência muito boa. A Unifor proporciona um ambiente muito legal, com uma estrutura muito bacana, pra que a gente possa desenvolver nosso trabalho no futsal e representar bem a Universidade. Para mim, é uma satisfação enorme fazer isso. Carrego e uso essa camisa da Unifor com muito orgulho”.

 

Marília Sales, 25 anos, atleta Unifor.

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados